Tarobá Cidade Londrina

SUS alerta para aumento de casos de ansiedade em crianças e adolescentes

03 fev 2026 às 12:51

O SUS revela um crescimento preocupante nos casos de ansiedade entre crianças e adolescentes. Entre 10 e 14 anos, os registros subiram 2.500%, enquanto na faixa de 15 a 19 anos o aumento chegou a 3.300%. O quadro vem sendo chamado de “pandemia silenciosa”.


Segundo a educadora parental Carol Binhame, fatores como hiperconectividade, excesso de telas, bullying digital e o impacto da saúde mental dos pais contribuem para o fenômeno. A pandemia e o isolamento social intensificaram a dependência das crianças ao mundo digital para estudar e socializar.


Os sinais de alerta incluem alterações no sono e na alimentação, isolamento social e dependência excessiva de telas. Binhame destaca que mais do que limitar o uso de dispositivos, é essencial promover momentos de conexão real e interação familiar.


O combate à ansiedade infantil requer atuação conjunta de família, escola e políticas públicas. Programas de parentalidade positiva e leis como o ECA Digital e a proibição de telemóveis em escolas são medidas recentes para criar limites saudáveis, enquanto o acompanhamento profissional é recomendado sempre que houver suspeita de problemas.