O mercado de condomínios em Londrina está adotando tecnologias avançadas, transformando a segurança em um sistema de "condomínio do futuro" que, na verdade, já é uma realidade. No quadro Eleva Mais Condomínios, Jonathan Tomitão, executivo comercial da Pro Security, destacou a união da tecnologia com o fator humano para minimizar as falhas e otimizar os processos de segurança.
A principal vantagem da tecnologia é a sua eficiência ininterrupta. Diferente do fator humano, que é limitado, as câmeras e softwares de inteligência artificial (IA) trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Sistemas de IA são instalados em muros e perímetros, agindo de forma preventiva. Eles avisam imediatamente a uma central de monitoramento sobre qualquer tentativa de invasão, permitindo uma resposta protocolada e rápida.
As câmeras dos condomínios não servem apenas para proteger o imóvel, mas se tornam aliadas da segurança de toda a cidade.
Com tecnologia LPR (Leitura de Placas), essa ferramenta permite que as câmeras dos condomínios alimentem bancos de dados de órgãos públicos, auxiliando as forças de segurança (Polícia Militar e Civil) na localização de veículos envolvidos em ocorrências. A segurança, segundo o executivo, é responsabilidade de toda a comunidade.
A tecnologia, sozinha, não é suficiente. É necessário um treinamento da mão de obra, pois "não adianta a gente ter uma Ferrari e não ter piloto". A Pro Security integra o pessoal com a tecnologia para garantir uma segurança eficiente.
O mercado de Londrina tem sido muito receptivo a essas inovações, sendo considerada uma cidade aberta à tecnologia. O setor tem aceitado muito bem as integrações, fazendo com que Londrina já esteja se beneficiando da tecnologia dentro dos condomínios.
A tecnologia de segurança está em constante evolução, e as empresas precisam buscar continuamente o que há de mais inovador no mercado para a segurança dos condomínios.