Com o aumento dos incêndios ambientais em Cascavel, a cidade registrou, em um único final de semana, diversos focos de fogo em áreas de vegetação, inclusive próximas a áreas residenciais.
O cenário tem gerado preocupação entre as autoridades. Pensando nisso, o programa Brasil Urgente com Parangolé recebeu o tenente Vitor Koerich, do Corpo de Bombeiros, para falar sobre o tema.
Vitor alertou que as queimadas são ilegais e podem, sim, gerar sanções. Ele reforçou que as pessoas não devem usar fogo para limpeza de terrenos ou para a chamada "queima de risco", prática comum, mas proibida. O tenente também ressaltou a importância de denunciar quem realiza esse tipo de ação.
O tenente Vitor Koerich explicou que a baixa umidade do ar e a vegetação seca devido às geadas favorecem a rápida propagação das chamas. Ele destacou ainda que a maior parte dos incêndios é causada por ação humana e não possui origem natural.
Por fim, Vitor Koerich enfatizou que não há nenhum benefício nas queimadas e cobrou consciência da população, reforçando que atear fogo é crime ambiental.