O Parangolé, quadro do Brasil Urgente, recebeu a juíza Érica Fiori Bonatto Müller e a promotora de justiça Cláudia Tonetti Biazus para falar sobre a audiência realizada no Palácio da Justiça do Paraná, que discutiu o andamento da obra do novo fórum de Corbélia.
Segundo a juíza Érica Fiori, a construção da nova sede teve início em 2021 e, apesar do avanço, a expectativa é de que a obra ganhe mais celeridade, já que a previsão de entrega é apenas em junho de 2026. A magistrada destacou que a reforma beneficiará toda a comunidade, e não apenas os servidores, já que o prédio atual não comporta mais a demanda crescente da comarca e apresenta graves problemas de acessibilidade, limitando o acesso da população ao judiciário.
A promotora Cláudia Tonetti reforçou a necessidade da nova estrutura. Ela explicou que o fórum atual foi construído em 1978 e está defasado. “Não segue normas de acessibilidade e o crescimento populacional de Corbélia tornou o espaço insuficiente. O salão do Tribunal do Júri, por exemplo, funciona na Câmara de Vereadores”, explicou.
Cláudia também ressaltou que o novo prédio contará com estacionamento próprio e destacou o apoio de instituições como a OAB e o Conseg na viabilização da obra.
Atualmente, cerca de 100 pessoas passam diariamente pelo fórum de Corbélia, que atende ainda os municípios de Braganey, Anahy e Iguatu. A estrutura conta com 48 servidores.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.