Brasil Urgente

Saiba mais sobre os cachorros da Polícia que são fundamentais para encontrar ilícitos

12 jun 2025 às 20:45

O programa Brasil Urgente Regional recebeu a visita do comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, tenente Luis Beiger, acompanhado de um convidado especial: o cão farejador Ethan.


Essa foi a primeira vez que Ethan visitou o estúdio, e ele não escondeu a empolgação em aparecer na TV! Já o comandante Luis Beiger, mais acostumado com as câmeras, falou sobre o importante trabalho realizado pelos cães policiais no combate ao crime.


Atualmente, cinco cães atuam na unidade K9 da Polícia Militar, especializados na detecção de drogas. Segundo o comandante, o principal instrumento de treinamento dos cães é uma simples bolinha. Por meio de brincadeiras com ela, os cães aprendem os comandos que os tornam aptos a farejar drogas e até armas de fogo.


Ethan, um pastor-belga malinois, foi selecionado ainda filhote, com apenas 40 dias de vida. A Polícia escolhe os animais mais ativos e curiosos, que apresentam perfil ideal para o trabalho. Em muitos casos, os cães são filhos de outros cães policiais.


O comandante também ressaltou que os animais não sofrem maus-tratos nem têm contato com drogas durante o treinamento. Todo o processo de preparação leva de um ano e meio a dois anos. Quando completam oito anos de idade ou seis anos de serviço, os cães se aposentam e são acolhidos por policiais.


Com seu faro apurado, os cães conseguem localizar entorpecentes em locais onde seria praticamente impossível para um humano detectar.


Confira a entrevista completa no vídeo.