No programa Gente que Faz, deste sábado (10), o apresentador Wilson Riedlinger conversa com Hudson Moreschi, vereador da cidade de Cascavel. Em seu primeiro mandato, Hudson compartilha a experiência da transição do cargo de secretário municipal para o Poder Legislativo e destaca que, em 2025, propôs mais de 20 projetos de lei e realizou mais de 1.000 reuniões com a comunidade. Para 2026, sua mensagem é de união e patriotismo, com foco no fortalecimento do país e do município.
O programa também aborda a saúde do coração em uma conversa com o cardiologista Dr. Luís de Castro Bastos, que possui 35 anos de dedicação à Policlínica de Cascavel. O médico reforça os cuidados clássicos para o início do ano, como moderação na alimentação, prática regular de atividade física e avaliação cardiológica prévia. Além disso, explica como a tecnologia e a inteligência artificial vêm sendo aplicadas na área da saúde, auxiliando na personalização do perfil do paciente, na agilidade de marcações de consultas e na organização de bancos de dados clínicos, o que permite um atendimento mais eficiente e individualizado.
Outro tema em destaque é o uso das canetas emagrecedoras, cada vez mais comuns na área da saúde. Durante o programa, o anestesiologista Dr. Marcel Dandioli e a enfermeira Estela alertam sobre os riscos do uso dessas medicações antes de procedimentos cirúrgicos. Como esses medicamentos retardam o esvaziamento do estômago, o paciente pode estar com o estômago cheio no momento da anestesia geral, aumentando o risco de pneumonia por broncoaspiração, quando o alimento retorna para os pulmões durante a intubação. Para cirurgias eletivas, a recomendação geral é suspender o uso do Mounjaro por pelo menos 15 dias e do Ozempic por 21 dias antes do procedimento.
Assista ao vídeo e confira o programa completo.