No programa Gente que Faz deste sábado (22), o apresentador Wilson Riedlinger conversa com a Dra. Luciana Cavali, da Unimed, sobre a Medicina de Família e Comunidade, que adota um olhar generalista para o paciente, visando não apenas tratar doenças, mas também trabalhar com prevenção e promoção da saúde.
A especialista explica que o médico da família entende o processo de adoecimento dentro do contexto familiar e social, incluindo alimentação, poluentes e questões emocionais, e não apenas como doença do indivíduo. Esse profissional resolve cerca de 80% das questões mais comuns e encaminha para o especialista correto, muitas vezes dentro da própria clínica, facilitando a discussão de casos.
O programa também aborda a prevenção contra incêndio. A campanha busca conscientizar que a segurança é essencial, já que os danos causados pelo fogo são graves e muitas vezes irreparáveis. Há uma falta de cultura de cuidado, especialmente com tomadas sobrecarregadas e velas. O apresentador conversa com Renata Dalmolim, engenheira civil, sobre o uso correto de equipamentos de combate a incêndio, como extintores e hidrantes, e as medidas de segurança para alarmas de incêndio e gás de cozinha.
Assista ao vídeo e confira o programa completo!