Teve início hoje a consulta pública que decidirá sobre a implantação do Programa Parceiro da Escola em 177 colégios estaduais do Paraná. Pais, responsáveis, estudantes maiores de 18 anos, professores e funcionários podem votar até a próxima segunda-feira (09).
Em Cascavel, o movimento pela manhã foi tranquilo, com poucos votantes já registrando sua opinião. O programa propõe que empresas privadas assumam a gestão administrativa das escolas, incluindo a administração de serviços terceirizados, como limpeza e segurança.
A votação ocorre hoje até as 20h30, amanhã das 8h às 17h e na segunda-feira das 8h às 20h30. Para validar o resultado, é necessário o quórum de maioria absoluta, ou seja, 50% mais um dos votantes aptos devem participar.
Uma liminar judicial suspendeu a possibilidade de o estado decidir em caso de falta de quórum e também barrou novas contratações do programa. Apesar disso, a consulta segue.
O APP Sindicato, contrário à iniciativa desde o início, mobilizou ações em frente às escolas, com distribuição de materiais informativos e carros de som, incentivando a população a votar “não”. A entidade defende que a consulta pública não deveria ser realizada e segue questionando o projeto.