A jovem Letícia, de 17 anos, é um dos exemplos de estudantes da rede pública que agora podem disputar vagas em universidades estaduais por meio da Prova Paraná Mais, um programa educacional que reserva 20% das vagas nas sete universidades estaduais do Paraná para alunos de escolas públicas.
"A ideia de competir por vagas em sete universidades estaduais com uma única prova me chamou muito a atenção", disse Letícia ao comentar sobre o impacto do programa em suas perspectivas de futuro.
Neste ano, as inscrições para o programa podem ser realizadas até esta quinta-feira (25) no site oficial da iniciativa, e a lista de classificados será divulgada no dia 30. Aproximadamente 118 mil estudantes do ensino médio e cursos subsequentes de 1.700 escolas do Paraná participaram das provas realizadas em novembro de 2024.
Com a reserva de vagas, das 19 mil oferecidas anualmente pelas universidades estaduais, mais de 3.800 serão destinadas a alunos de escolas públicas. A Secretaria de Estado da Educação destacou que essa nova modalidade não impede que os estudantes tentem o ingresso por vestibular ou pela nota do ENEM, oferecendo mais uma possibilidade para o acesso ao ensino superior.
A secretaria também reforçou a importância da participação dos estudantes e o envio de informações às escolas e pais para facilitar o processo de inscrição. "Essa é uma oportunidade para mudar vidas. Não deixe para a última hora!", incentivou o órgão.
O Prova Paraná Mais reflete o esforço do governo estadual em democratizar o acesso às universidades, permitindo que mais jovens da rede pública alcancem o sonho de cursar o ensino superior.