No programa Primeira Hora , Cláudio Amaral, presidente do Conselho Comunitário das Associações de Bairros de Cascavel, destacou o papel das lideranças comunitárias como ponte entre os problemas locais e as soluções do poder público. Segundo ele, a organização dos moradores agiliza a identificação de prioridades e contribui para a melhoria da qualidade de vida.
Cascavel conta atualmente com 78 associações, sendo 56 urbanas e 22 rurais. A Região Norte é a mais populosa da cidade, com bairros como Floresta e Brasília, somando mais de 100 mil habitantes, número maior do que 60% das cidades do Paraná. Entre as demandas mais recorrentes estão iluminação pública, pavimentação, saúde, educação e espaços de lazer.
Amaral ressaltou que os presidentes de bairro atuam de forma voluntária, com destaque para a participação feminina, mediando conflitos e levando reivindicações ao Executivo e Legislativo. Ele reforçou que a comunidade também deve zelar pelos espaços públicos revitalizados, como praças e salões comunitários, promovendo o sentimento de pertencimento.