A Polícia Federal e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil investigam um ataque hacker em larga escala que disparou falsas notificações de emergência para milhares de brasileiros. A ação criminosa utilizou o sistema oficial de alertas de desastres naturais, gerando surpresa e pânico na população, inclusive no estado do Paraná.
Diferente do serviço tradicional de mensagens de texto (SMS), o alerta invasivo foi emitido durante a madrugada com um sinal sonoro de alta intensidade, ferramenta restrita a situações de gravidade extrema. A mensagem disparada continha apenas a palavra "misantropia", termo associado à aversão à humanidade, mas contextualizado no disparo como um suposto aviso de catástrofe iminente.
Como medida de segurança, o sistema de alerta foi retirado do ar temporariamente. Equipes técnicas trabalham para identificar a brecha de segurança utilizada pelos criminosos e garantir que a plataforma possa voltar a operar com estabilidade.
Alvo recorrente no Paraná
Este não foi o único crime cibernético de grande impacto registrado no estado recentemente. Na semana passada, um ataque semelhante e de alta gravidade atingiu as contas bancárias da prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu, na região oeste do Paraná. Na ocasião, hackers invadiram o sistema financeiro do município e desviaram mais de R$ 1 milhão.
A escalada de invasões virtuais acendeu o alerta das autoridades de segurança pública, que buscam rastrear a origem dos ataques e identificar os responsáveis pelas fraudes financeiras e pela sabotagem dos sistemas de utilidade pública.