Recentemente, um adolescente faleceu após ser atingido no peito por uma bola durante um torneio de futebol. Para falar mais sobre esse assunto, o cardiologista Paulo Dal'Maso explicou que o garoto provavelmente sofria de uma condição cardíaca chamada comotio cordis. Essa condição ocorre quando o coração recebe uma transferência de energia muito rápida, durante uma vulnerabilidade elétrica, o que pode alterar o ritmo cardíaco e causar uma arritmia, levando a uma parada cardíaca.
Segundo o médico, essa é uma condição extremamente rara, especialmente em um contexto como o de uma bola de futebol, já que normalmente ela ocorre com bolas menores, como as de hóquei ou beisebol. O cardiologista também ressaltou que essa condição pode ser corrigida com o uso de um desfibrilador, o que ajuda a restaurar o ritmo normal do coração, e que o tratamento tem alta eficácia.
Além do caso do garoto, Paulo Dal'Maso enfatizou que atividades físicas devem ser praticadas apenas após uma série de exames que comprovem a ausência de problemas cardíacos, já que o esforço físico pode desencadear episódios de arritmia e até paradas cardíacas. Veja mais no vídeo!