Move

Empreendedora de Rolândia cria simulador de hemodiálise e conquista mercado internacional

30 set 2025 às 17:40

Uma enfermeira com 22 anos de experiência na área da saúde transformou um desafio profissional em uma solução tecnológica. Renata Cândido, de Rolândia, no norte do Paraná, criou a startup Ixa, que desenvolve um simulador para treinamento de profissionais em procedimentos de hemodiálise. A invenção, que nasceu da preocupação com a segurança de pacientes, já conquistou reconhecimento internacional e se prepara para entrar no mercado chinês.


A ideia surgiu da vivência de Renata em uma clínica de hemodiálise, onde notou que o treinamento de novos profissionais era feito diretamente nos pacientes, o que considerava inseguro. Motivada por essa lacuna, ela investiu recursos próprios para criar o primeiro protótipo, feito com um manequim de loja. O produto, que inicialmente se chamava Eva, foi renomeado para Ixa, um acrônimo para "Instrumento de Simulação de Hemodiálise Avançado".


A inovação rendeu à Ixa o prêmio no BRICS Startup and Contest, em Moscou, e a levou a uma parceria com empresas de Moscou e Pequim, com potencial para se expandir a todos os países do BRICS. Renata e sua equipe, composta majoritariamente por mulheres, planejam passar seis meses na China para estabelecer a presença da empresa no país, onde não há um produto similar no mercado.


A entrevista foi ao ar no programa "Move", que também destacou outros eventos do ecossistema de inovação, como o Super Rakatum (2 a 5 de outubro), o Summit Iguaçu Valley (9 e 10 de outubro), a Inova Week Maringá (29 de setembro a 3 de outubro) e o Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIO), que acontece em novembro. O programa também anunciou o Jumper 2025, com 12 startups selecionadas e patrocínio do BRDE, que estreia em 1º de novembro.