No quadro A Arte do Sabor, o Azeite Andorinha ganha destaque ao ter seu rigoroso processo produtivo apresentado no 10º episódio da série. O presidente do grupo Sovena para América Latina, Vascos Campos, revela os bastidores da produção em Portugal, para mostrar por que o frescor é um dos principais segredos de um azeite extravirgem de qualidade. Um dos dados que mais chama atenção é o tempo recorde: menos de quatro horas entre a colheita da azeitona e a finalização do azeite.
Com produção própria do início ao fim, a Andorinha cultiva azeitonas em olivais superintensivos no Alentejo, garantindo controle total sobre cada etapa. O episódio apresenta o Lagar da marca, uma fábrica premiada que alia arquitetura, funcionalidade e tecnologia para preservar a pureza do produto e manter níveis de acidez extremamente baixos.
Outro ponto abordado é a ciência por trás dos blends. Com o trabalho do azeitólogo, diferentes variedades de azeitonas, colhidas em distintos estágios de maturação são combinadas para criar azeites equilibrados e cheios de personalidade. O programa também explica a diferença entre azeites monovarietais e blends, destacando por que a mistura pode resultar em um produto superior.