No quadro Londrina Uma ação de conscientização promovida pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina) em parceria com a Grande Londrina buscou alertar a população idosa sobre os riscos dos pontos cegos dos ônibus e a importância de adotar comportamentos seguros após o desembarque. A iniciativa tem como objetivo prevenir atropelamentos, já que os idosos estão entre as vítimas mais frequentes desse tipo de acidente.
Durante a atividade, foram lembrados dois casos graves registrados em 2024: o de um idoso de 79 anos, em janeiro, e o de uma idosa de 86 anos, em dezembro. Ambos morreram após serem atropelados e arrastados por ônibus logo depois de desembarcarem. Segundo os organizadores, situações como atravessar pela frente ou por trás do veículo aumentam significativamente o risco de acidentes.
Representantes técnicos explicaram que os pontos cegos são áreas ao redor dos veículos de grande porte que não podem ser visualizadas pelos motoristas por meio dos retrovisores. Para demonstrar o problema na prática, um grupo de idosos foi convidado a ocupar a cadeira do condutor dentro do ônibus e observar as limitações de visibilidade. Bonecos foram posicionados nos locais considerados perigosos para a travessia de pedestres.
A orientação principal reforçada durante a ação é que os passageiros nunca atravessem na frente do ônibus logo após o desembarque. A recomendação é aguardar que o veículo deixe o local para que a visibilidade da via seja totalmente restabelecida. Os organizadores destacaram ainda que as limitações de locomoção enfrentadas por parte da população idosa exigem atenção redobrada e medidas específicas de conscientização no trânsito.