Tarobá Cidade

Cerimônia em Londrina homenageia 250 famílias italianas com menção honrosa

28 jan 2026 às 16:25

Na semana passada, a apresentadora Patrícia Chiosi acompanhou uma homenagem emocionante a 250 famílias de imigrantes italianos que se estabeleceram em Londrina. Histórias que comprovam que a construção da cidade teve papel fundamental desses ancestrais, legado que se mantém vivo até as gerações atuais.


Entre os relatos, o médico Hercule Spoladore relembrou sua chegada ao Brasil, em 13 de julho de 1941. Segundo ele, Londrina ainda estava nos primeiros passos de desenvolvimento, uma cidade jovem, marcada pela poeira e pela simplicidade da época.


A iniciativa partiu do deputado estadual Tércilio Turini, descendente de italianos, que destacou a “dívida de gratidão” com aqueles que atravessaram o rio Tibagi e lançaram os alicerces de Londrina. O vice-cônsul honorário da Itália, Bruno Veronesi, exaltou a importância da homenagem e ressaltou a força da comunidade italiana no Estado, estimada entre 40% e 45% da população do Norte do Paraná, desde o início da colonização.


A primeira vereadora mulher de Londrina, Vera Manela, compartilhou a trajetória da sua família, que veio de Cambará em agosto de 1938 após ouvir sobre o crescimento da cidade. “A gente ama muito essa cidade, pé-vermelho. São muitas memórias e lembranças da infância”, afirmou. A diretora executiva Hyleia Ferraz destacou que a homenagem marca apenas o início de uma série de reconhecimentos.


O juiz aposentado Luiz Carlos Bellinetti, que chegou a Londrina com apenas três meses de idade, em 1935, e Marcão Kareca, Secretário de Cultura reforçaram a importância do evento para o resgate da memória, da cultura, da música, da culinária e dos costumes, valorizando o papel dos imigrantes na formação da cidade.