No primeiro semestre deste ano, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) resgatou 305 cães e gatos em situação de rua ou vítimas de maus-tratos. No mesmo período, foram registradas 1.059 denúncias de maus-tratos. Os dados são do núcleo de Bem-Estar Animal (BEA) da CMTU, que também contabilizou 3.581 consultas de urgência e eletivas por meio do Hospital Veterinário Municipal.
Segundo o diretor de Bem-Estar Animal, Lucas Ferreira, os números do semestre demonstram a relevância crescente da causa animal e a importância do trabalho realizado em Londrina. “Nossas ações refletem um compromisso com a saúde e o bem-estar dos animais e, consequentemente, com a saúde pública, prevenindo a transmissão de zoonoses e promovendo a posse responsável”.
O gerente do BEA, Eder Campos, reforçou que os dados refletem o tamanho da causa animal em Londrina. “Já são mais de 10 mil cães e gatos atendidos, por exemplo, com a entrega de 130 toneladas de ração, dentro do nosso programa Banco de Ração”.
Outros dados
Nos seis primeiros meses de 2025, o Hospital Veterinário Municipal aplicou 332 vacinas polivalentes, registrou 521 internações e realizou 587 castrações. Também ocorreram 12 feiras de adoção, que resultaram em 86 adoções de cães e gatos.
Pelo Banco de Ração, foram entregues 93.151 quilos de ração para cães e 38.515 quilos para gatos no período, atendendo 5.701 cães e 4.548 gatos de famílias de baixa renda e protetores independentes cadastrados.
ADA
Nos números do semestre também estão incluídos os tratamentos oferecidos aos 504 cães e 49 gatos da Associação Defensora dos Animais (ADA), que está sob intervenção judicial desde 8 de maio. A CMTU já realizou feiras de adoção exclusivas para os animais da ADA. Atualmente, 367 cães e 28 gatos seguem sob cuidados da Companhia.