Tarobá Cidade

Cores que inspiram: tendências para 2026 unem natureza e tecnologia

30 set 2025 às 15:19

O ano de 2026 ainda não começou, mas as tendências de cores para a decoração já estão sendo definidas. A arquiteta Márcia Klusinski explica que as escolhas são influenciadas por duas vertentes principais: a busca por tranquilidade e calma, que se reflete na proximidade com a natureza, e a incorporação de elementos modernos e inovadores, impulsionada pela evolução tecnológica.


Embora a Pantone, agência global que define a cor do ano, só faça o anúncio em dezembro, grandes marcas e agências de tendências, como a WGSN, já estão adiantando suas apostas.


Confira as cores em destaque para 2026:

  • Tons terrosos: Cores como o ocre e o terracota continuam em alta. A arquiteta ressalta que essas cores podem ser usadas em pequenos detalhes, como em um armário ou em itens de decoração, combinadas com tons neutros e madeira, para criar um ambiente aconchegante.

  • Azul profundo com toques de verde: Eleita pela WGSN como a cor do ano, essa tonalidade traz elegância e modernidade aos espaços. É possível utilizá-la em paredes, móveis ou detalhes decorativos, combinando-a com tons claros e madeira.

  • Verde azulado/Azul esverdeado: Já em alta na moda, essa cor transmite calma e se harmoniza perfeitamente com os tons terrosos, criando uma paleta de cores equilibrada e atual.

  • Tons pastéis: Cores mais claras e suaves, como o verde pastel, também são uma aposta. Segundo a arquiteta, esses tons transmitem equilíbrio e são ideais para ambientes de descanso, como os quartos.


A arquiteta finaliza com a dica de que não é preciso uma grande reforma para aderir às tendências. A renovação pode ser feita com pequenos ajustes, como a troca de almofadas e roupas de cama ou a pintura de uma parede.