O novo quadro "A Arte do Sabor" estreou destacando os benefícios e usos do azeite de oliva, em especial o Azeite Andorinha, com a participação da nutricionista Dâmaris Cortez. Ela desmistifica o uso do azeite e reforça seus principais benefícios para a saúde.
A nutricionista destacou que o azeite de oliva é mais do que um condimento, sendo um alimento funcional com alto valor nutricional. Além disso, ressaltou que o azeite é um excelente protetor cardiovascular, rico em gorduras monoinsaturadas, que protegem o coração e contribuem para a elevação do HDL (colesterol bom).
O azeite de oliva também possui ação antioxidante e ajuda a reduzir o processo inflamatório no organismo, prevenindo doenças cardíacas e auxiliando no controle da pressão arterial. Ele ainda contribui para o controle glicêmico, sendo recomendado seu consumo com pão, por exemplo, pois ajuda a reduzir a absorção do carboidrato, retarda o esvaziamento gástrico, promove saciedade e controla a produção de insulina.
Para mostrar o uso prático, a apresentadora Patrícia Chiosi e a nutricionista prepararam um Macarrão Amatriciana, uma tradicional combinação italiana que utiliza o azeite em todas as etapas do preparo.
Dâmaris Cortez também desmistificou o mito de que o azeite não pode ser aquecido. O azeite de oliva resiste a até 100°C e pode ser utilizado no preparo dos alimentos, mantendo suas propriedades nutricionais e antioxidantes.
A melhor forma de garantir a ingestão da quantidade recomendada, cerca de duas colheres de sopa por dia e obter o máximo de sabor é finalizar o prato com azeite.
A receita de Macarrão Amatriciana foi aprovada, e a nutricionista destacou o equilíbrio entre a proteína e a gordura boa do azeite, contribuindo para o controle do índice glicêmico.