Uma pesquisa internacional sobre o ensino e a aprendizagem revelou um dado alarmante: no Brasil, professores perdem, em média, 21% do tempo de aula tentando manter a ordem, o que equivale a 1 hora a cada 5 horas de aula.
O estudo, focado no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e comparando 53 países, acende o debate sobre a disciplina e o engajamento dos alunos. Para discutir o cenário, o Tarobá Cidade recebeu os professores Abilio Júnior e Cácia Gimenes Barcaro, diretora do Colégio Maxi em Londrina.
O professor Abílio Júnior ressalta que o sucesso depende do trabalho em conjunto da escola (com professores municiados) e da família (com regras claras e limites). A diretora enfatiza que a família e a escola precisam andar sempre conectadas, com coerência nas falas, respeito a horários e cumprimento de regras.
O debate foca na mudança de postura dos pais e a perda da autoridade do professor nas últimas décadas. O professor reflete que a nova geração de pais, ao tentar agradar demais os filhos, acaba gerando um ruído de comunicação e não estabelece limites, o que resulta em indisciplina na escola.