A pequena Duda sofre de uma doença rara, a síndrome de West, que causa epilepsia generalizada. A família da menina procurou a TV Tarobá em busca de ajuda, pois a justiça barrou a concessão gratuita dos medicamentos necessários para o tratamento.
O pai de Duda, Rosildo Dias, destacou que os medicamentos à base de canabidiol são essenciais para controlar as crises de epilepsia, e que, junto à fisioterapia, podem dar à menina a chance de andar nos próximos anos.
Duda tem 4 anos e um frasco do remédio utilizado em seu tratamento custa R$ 2.400 e dura cerca de um mês. A família perdeu a ação na justiça, que buscava o direito de receber os medicamentos gratuitamente.
Devido às limitações de Duda, sua mãe cuida integralmente da filha, enquanto o pai trabalha como zelador para sustentar a família. O maior temor dos pais é que os medicamentos se acabem antes de conseguirem o dinheiro necessário para comprar mais, já que a falta dos remédios pode fazer com que as crises de epilepsia retornem, podendo até levar à morte.
Você pode ajudar a Duda entrando em contato com seus pais através do telefone (43) 99419-4355.
Veja mais na reportagem de Guilherme Morais, com imagens de Alex William e comentários de Erikson Rezende.