Um estudo publicado recentemente em uma revista científica americana mostrou que os casos de acidente vascular cerebral (AVC) cresceram 14,8% em pessoas com menos de 70 anos. No Brasil, 18% dos casos de AVC acometem pessoas com idades entre 18 e 45 anos de acordo com dados da Brasil AVC. Os casos de AVC em jovens começam a gerar preocupação.
Segundo o cardiologista Laércio Uemura, é mais difícil identificar a causa do AVC em jovens. Cerca de 20% a 30% dos pacientes que sofrem desse mal não têm a causa identificada. Ele também explicou que o AVC, popularmente conhecido como derrame, ocorre devido a hemorragias ou obstrução de veias no cérebro, o que causa falta de oxigenação no órgão e pode deixar sequelas graves ou até causar a morte.
Laércio também destacou que, muitas vezes, os jovens que sofrem de AVC apresentam causas congênitas. De acordo com o cardiologista, realizar exames cardíacos e neurológicos de rotina faz parte da prevenção, especialmente para pessoas que têm histórico de AVC na família.
Veja mais na entrevista realizada por Maika Martins no Vitrine Revista!