Momento Business

Entenda as mudanças de comportamento do consumidor e como adaptar os empreendimentos a esse cenário

01 dez 2025 às 18:08

No programa Momento Business deste sábado (29), a jornalista Jéssica Moraes conversa com Antonio Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), sobre o novo comportamento do consumidor. Segundo Deggerone, o consumidor brasileiro está cada vez mais racional e menos impulsivo, priorizando o planejamento financeiro e o cuidado com o CPF e o score de crédito. Apesar disso, a inadimplência continua alta, reforçando a necessidade de comprar com planejamento e organização.


O presidente explica que o preço se tornou o critério principal de compra, superando a qualidade, que agora está entre as três prioridades principais. Ele cita uma pesquisa da Kantar, que indica que os brasileiros estão indo mais vezes ao mercado, mas com carrinhos menores, como estratégia para controlar gastos. Cerca de 42% dos consumidores se declararam dispostos a testar marcas mais baratas, buscando alternativas com melhor custo-benefício.


Diante desse cenário, Deggerone orienta que os lojistas devem pensar em novas estratégias para seus empreendimentos. Para quem possui lojas físicas, é fundamental integrar o digital ao negócio e lembrar que atender bem o cliente é uma obrigação, mas entender suas necessidades por meio de perguntas é crucial para construir uma relação de confiança. O presidente destaca ainda que a relação humana é uma riqueza extraordinária nos negócios.


Assista ao vídeo e confira o programa completo!