Vitrine Revista Cascavel

Entenda como funciona a nova caneta de insulina reutilizável!

24 jun 2025 às 18:27

A rotina da pessoa com diabetes exige atenção e disciplina durante todo o dia, especialmente no tratamento com insulina. Pensando em uma alternativa mais sustentável e prática para quem precisa utilizar diariamente as canetas de insulina, a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês de junho a distribuição de canetas de insulina reutilizáveis para pacientes diabéticos. A medida segue orientação do Ministério da Saúde, que passou a oferecer os dispositivos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de melhorar a adesão ao tratamento, reduzir erros de dosagem e evitar o desperdício de insumos.


Segundo a gerente de Assistência Farmacêutica, Rhyana Lewandowski, a caneta que antes era descartada a cada uso agora pode receber um refil de insulina, disponibilizado nas farmácias básicas. Ela ainda explica que apenas o sistema de recarga foi alterado – a aplicação e o tratamento continuam os mesmos.


Ao todo, 5,5 mil pacientes insulinodependentes atendidos nas três farmácias básicas do município (localizadas na Avenida Tancredo Neves, Cascavel Velho e Brasília) estão sendo orientados a substituir as canetas descartáveis pelas reutilizáveis, que possuem validade de três anos. Após esse período, será necessária a substituição do equipamento.


Assista ao vídeo e confira mais informações!