O ciúme é um sentimento humano, comum, que quase todo mundo já sentiu em algum momento da vida. O problema surge quando ele não é compreendido e começa a ocupar espaço demais, interferindo na confiança, na comunicação e até na liberdade emocional dentro das relações. Mas afinal, de onde vem o ciúme? Por que ele surge? E será que é possível ressignificar esse sentimento e viver relações mais leves?
Para conversar sobre este tema, o Vitrine Revista recebe o terapeuta e reprogramador biológico Maurício Valente.
O profissional explica como entender o ciúme do ponto de vista emocional, se ele é sempre negativo ou se, em algum nível, pode funcionar como um sinal de proteção. Ele também detalha em que momento o ciúme deixa de ser pontual e começa a atrapalhar relações, a rotina e o bem-estar emocional, além de apontar os principais sinais de alerta de que esse sentimento está fora de controle e precisa ser trabalhado com atenção.
O convidado ainda destaca como o ciúme impacta a comunicação e a confiança entre as pessoas, se é possível ressignificar padrões de ciúme por meio da terapia e da reprogramação biológica, e se existe um “ciúme na medida certa”.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre o assunto!