As férias escolares chegam trazendo momentos de convivência e carinho, mas também podem intensificar a sobrecarga emocional das mães. Com a rotina mudando e as demandas aumentando, muitas vezes o autocuidado fica em segundo plano. Para falar sobre maternidade, saúde mental e como equilibrar o cuidado com os filhos sem se esquecer de si mesma, o Vitrine Revista recebe a psicóloga Monique Farber.
As férias são um período de descanso, mas para muitas mães a rotina pode se tornar ainda mais intensa. A profissional explica quais são os principais impactos desse período na saúde mental materna, como a quebra da rotina escolar das crianças pode afetar o emocional das mães e gerar sobrecarga física e psicológica, e quais sinais indicam que a falta de autocuidado pode estar se tornando prejudicial.
Monique também orienta sobre como equilibrar o cuidado com os filhos, as demandas da casa e, ao mesmo tempo, reservar momentos de autocuidado sem culpa. Ela explica como lidar com a cobrança interna de “dar conta de tudo” e de que forma conversar e dividir responsabilidades em casa pode aliviar a sobrecarga das mães durante as férias.
Pequenas pausas no dia a dia realmente fazem a diferença para que as mães cuidem da saúde emocional de forma prática, mesmo diante de uma rotina cheia de tarefas. Para aquelas que estão se sentindo exaustas ou emocionalmente sobrecarregadas, a psicóloga orienta quando é o momento de pedir ajuda especializada e repensar a rotina.
Assista ao vídeo e entenda mais!