Vitrine Revista Londrina

Bem-estar pet: veja os cuidados essenciais para o pós banhos dos animais

30 jan 2026 às 16:33

Quem tem pet em casa sabe: dá banho hoje e, amanhã, ele já aparece todo sujinho novamente. Mas será que é possível manter o animal limpo por mais tempo, sem exagerar na frequência dos banhos?


No Vitrine Revista de hoje, a expert Leila Azarias fala sobre banhos em pets e dá dicas de como mantê-los cheirosinhos por mais tempo, sem prejudicar a saúde da pele e do pelo.


O primeiro passo é lavar cobertas, caminhas e itens de uso do pet enquanto ele está no banho. Colocar um animal limpo em um ambiente sujo faz com que o odor característico retorne mais rapidamente.


Ao voltar da rua, recomenda-se limpar bem as patas do animal com lenços umedecidos específicos para pets, ajudando a reduzir a sujeira e o mau cheiro.


É essencial não utilizar produtos de uso humano em animais, como perfumes — mesmo os infantis. O pH da pele dos pets é diferente, o que pode causar reações alérgicas e até intensificar o odor.


Outra alternativa para manter o pet mais limpo após o banho é adotar uma rotina de escovação e tosa, evitando que o pelo fique muito longo e acumule sujeira com facilidade.


Para quem costuma dar banho em casa, um passo fundamental é a secagem completa do animal, já que o pelo úmido pode provocar mau cheiro e até o surgimento de fungos na pele.


Assista ao vídeo e entenda mais sobre os cuidados ideais com a higiene do seu pet!