O teste de gravidez positivo é o sonho de muitas famílias, mas alguns fatores podem dificultar o processo de engravidar e adiar os planos de vida. Questões culturais também têm mudado a dinâmica de muitas famílias: homens e mulheres têm priorizado o desenvolvimento profissional e deixado o plano de ter filhos para mais tarde. Quando a vontade finalmente chega, o processo pode levar anos.
No Quarta Delas desta semana, o Vitrine Revista recebeu convidadas especiais para falar sobre fertilidade e o desafio de engravidar quando o positivo demora a chegar.
A ginecologista Ludimila Seko explicou que a fertilidade, tanto em homens quanto em mulheres, pode ser afetada por diversos fatores, dificultando o processo de concepção. Segundo ela, é indicado procurar ajuda especializada quando a mulher tem mais de 35 anos e tenta engravidar há mais de seis meses sem sucesso — ou menos de 35 e mais de um ano tentando.
A médica destacou ainda que a fertilização in vitro é uma das alternativas possíveis, mas que, antes de iniciar o processo, é fundamental realizar avaliações e identificar o que pode estar interferindo na fertilidade.
A alimentação é um dos pilares da fertilidade e pode ser uma aliada importante no caminho até a gravidez. A nutricionista materno-infantil Kellen Pierone explicou que a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos contribuem para o equilíbrio hormonal e podem fazer a diferença nesse processo.
Buscar suporte multiprofissional pode ser a chave para a realização do sonho de ter filhos.
A engenheira de segurança do trabalho e meio ambiente Bruna Motta é um exemplo de como o acompanhamento multidisciplinar pode fazer a diferença. Ela priorizou a carreira e, quando o coração pediu um filho, não foi tão fácil realizar o sonho. Com ajuda especializada e mudanças de hábitos, conseguiu o tão sonhado positivo e hoje é mãe de uma menina de seis meses.
Assista ao vídeo e confira mais sobre os mitos e verdades da fertilidade!