No Vitrine Revista de hoje (28), Maika recebe convidados para compartilhar uma história emocionante de superação e esperança. Depois de quase dez meses de internação, o pequeno Gael recebeu alta, após uma luta diária cheia de desafios, fé e amor, que agora se transforma em vitória.
A mãe de Gael, Crislaine Regina Fernandes, e a Dra. Renata Gomes, alergista e imunologista, explicam o diagnóstico do menino e detalham a trajetória de superação.
Gael foi diagnosticado com Doença de Inclusão Microvilositária, uma condição genética raríssima — existem apenas cerca de cinco casos conhecidos no Brasil — que impede o corpo de absorver nutrientes dos alimentos. Qualquer ingestão provoca diarreia imediata e perda de peso severa. Antes do diagnóstico correto, os pais ouviram diversas vezes que se tratava apenas de uma “virose”. Aos 7 meses, Gael pesava apenas 3,8 kg e estava extremamente desnutrido. O diagnóstico foi confirmado pela Dra. Renata Gomes, através de um exame genético minucioso, após uma análise inicial ter resultado normal.
Para sobreviver e crescer, Gael depende de nutrição parenteral total, na qual os nutrientes — aminoácidos, glicose e outros — são administrados diretamente na corrente sanguínea por meio de um cateter, sem passar pelo sistema digestivo. Ele permanece conectado ao equipamento por 20 horas por dia, mas ainda se mostra uma criança ativa e sorridente, puxando seu “carrinho” de nutrição por onde passa.
A alta hospitalar foi possível graças a uma estrutura de nutrição parenteral domiciliar, algo raro no Brasil. O município de Cambé auxiliou na aquisição dos equipamentos necessários para que Gael pudesse continuar o tratamento em casa.
Assista ao vídeo e conheça a inspiradora história de Gael!