Em meio à rotina corrida e ao estresse do dia a dia, é comum que o corpo apresente alguns sintomas, como retenção de líquido e aquela sensação de peso no corpo. No Vitrine Revista de hoje, a fisioterapeuta dermato funcional Nayara Lopes explica como dicas simples e práticas, aplicadas no cotidiano, podem ajudar a aliviar esses desconfortos.
Sintomas como inchaço, retenção de líquido e sensação de peso no corpo podem ser amenizados com a drenagem linfática, um tipo de massagem que auxilia no bom funcionamento do sistema linfático.
A drenagem deve ser realizada de forma suave e superficial, já que o sistema linfático está localizado logo abaixo da pele. Quando a pressão é excessiva, os vasos linfáticos podem ser comprimidos, dificultando o fluxo do líquido. O segredo da massagem linfática é sempre direcionar os movimentos em direção aos gânglios linfáticos.
Antes de iniciar a drenagem, recomenda-se ativar os gânglios, realizando leves pressões e movimentos circulares, cerca de cinco vezes, nas regiões das axilas, virilhas, atrás dos joelhos, clavículas e atrás das orelhas.
Para os braços, o movimento deve começar pela região mais próxima da axila, descendo em direção às mãos. Nas pernas, inicia-se pelas coxas, segue-se pelos joelhos, depois panturrilhas e, por fim, os pés. Já no rosto, a ativação ocorre atrás das orelhas e no pescoço, com movimentos que deslizam do centro do rosto para fora.
Assista ao vídeo e entenda mais.