Vitrine Revista Londrina

Entenda o que é o gênero “true crime” e por que ele atrai o público feminino

18 nov 2025 às 18:06

Um fenômeno que não para de crescer quando o assunto são conteúdos em redes sociais, filmes, séries e podcasts é o true crime. O gênero mergulha em histórias reais de crimes e tem ganhado cada vez mais destaque. Um detalhe que chama atenção é que a maior parte do público é feminino.


No Vitrine Revista desta quarta-feira (18), a psicóloga Susy Cristine Santos e a advogada Jaqueline Heinzl explicam mais sobre o crescimento do gênero e o que motiva as pessoas a consumirem esse tipo de conteúdo.


As convidadas destacam que o interesse do público feminino pelo true crime está relacionado a fatores sociais, psicológicos e evolutivos. Algumas teorias apontam que as mulheres consomem esses conteúdos como forma de entender como escapar de situações de perigo, funcionando quase como um treinamento para identificar sinais de alerta e saber reagir.


Além disso, pode haver uma forte relação de empatia, já que grande parte das vítimas de crimes reais retratados em conteúdos midiáticos são mulheres. Isso gera identificação com as histórias e aumenta o interesse. A questão também se conecta ao direito e à sensação de impunidade presente em muitos casos narrados em filmes, séries e podcasts.


As especialistas explicam ainda que existe uma curiosidade natural do ser humano por tragédias, eventos catastróficos e temas que envolvem o lado mais sombrio das pessoas. Isso desperta o desejo de entender “como alguém pode fazer isso com outra pessoa?”.


Assista ao vídeo e entenda mais!