Soltar gases é algo que todo mundo vive, mas pouca gente comenta. A ação pode gerar vergonha, constrangimento e até momentos engraçados. Para muitas pessoas, ainda é um tabu, pouco falado — pelo menos não com naturalidade. Mas, afinal, por que soltamos pum?
Esse fenômeno tão democrático do corpo humano é o tema do Vitrine Revista de hoje. A gastroenterologista e endoscopista Grazieli Lopes Matta e Vendrame explica o que acontece no organismo quando os gases precisam ser liberados e o que eles podem revelar sobre a saúde intestinal.
Os gases intestinais são um processo natural do corpo, resultado da digestão e da ingestão de ar. Em geral, indicam que o intestino está funcionando de forma adequada. No entanto, o excesso de gases ou o odor muito forte pode indicar alguns problemas de saúde.
Segundo a especialista, uma frequência considerada normal é de 20 a 30 eliminações por dia. Para identificar possíveis alterações, é importante observar se o cheiro está mais intenso, se a frequência ultrapassa o ideal e se há sintomas associados, como distensão abdominal excessiva, dor ou alterações nas fezes, que podem indicar intolerâncias alimentares, má absorção ou outras condições.
Assista ao vídeo e entenda mais!