Neste primeiro mês do ano acontece o Janeiro Branco, uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde mental e emocional. Criada no Brasil em 2014, a iniciativa tem como principal objetivo estimular a reflexão, o diálogo e a adoção de práticas de cuidado psicológico, tanto em nível individual quanto coletivo.
Para falar sobre como ter mais cuidado com a vida e gerenciar as emoções, o Vitrine Revista recebe a psicóloga Nicoly Faé.
A profissional explica que o Brasil é apontado como o segundo país mais ansioso do mundo, com altos índices de depressão, o que reforça a importância de campanhas como esta. Ela destaca sintomas que indicam desequilíbrio na saúde mental, como:
-
Sentir que a vida e o ato de acordar estão “pesados”
-
Perda de interesse em atividades antes prazerosas
-
Isolamento social e falta de vontade de interagir
Ao perceber esses sinais, a profissional recomenda procurar ajuda profissional.
Para auxiliar no autocuidado da saúde mental, além da terapia, Nicoly Faé indica práticas que ajudam a equilibrar a mente:
-
Atividade física: considerada um “antídoto” e “remédio gratuito”, traz bem-estar imediato, como uma simples caminhada ao ar livre.
-
Momentos de relaxamento: permitir-se descansar sem pressão, aproveitando momentos de inatividade para reduzir o estresse.
-
Atividades manuais: práticas como desenhar ou realizar trabalhos manuais podem facilitar o processo de descompressão.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre o Janeiro Branco e o cuidado com a saúde mental!