No Vitrine Revista de hoje (02) a psicóloga Susy Cristine ressalta que o ato de dizer "não" é, na verdade, uma poderosa ferramenta de proteção emocional e autovalorização. Muitas pessoas enfrentam dificuldades em negar pedidos por medo da rejeição ou necessidade de aprovação, mas aprender a estabelecer limites claros é essencial para evitar que as relações se tornem desequilibradas ou abusivas.
Dizer "sim" para tudo e tentar agradar a todos constantemente gera uma sobrecarga que resulta em ansiedade, frustração e cansaço extremo. Quando negligenciamos nossas próprias necessidades em favor dos outros, perdemos o controle sobre nosso tempo e bem-estar, tornando o "não" consciente uma forma vital de cuidado que preserva nossa saúde mental e energia.
Para praticar essa habilidade, o autoconhecimento é o primeiro passo para filtrar o que realmente merece o seu esforço e prioridade. A sugestão é exercitar a assertividade de forma respeitosa e firme, entendendo que ao negar algo ao outro, você está frequentemente dizendo "sim" para si mesmo e para a sua qualidade de vida.