Vitrine Revista Londrina

Saúde infantil: entenda como prevenir escoliose em crianças

09 out 2025 às 17:27

Uma fala muito comum que as crianças ouvem é: “arrume a postura” ou “não carregue muito peso na mochila”. O pedido não é à toa e pode fazer diferença na saúde dos jovens por toda a vida. No Vitrine Revista de hoje (09), a discussão é sobre como prevenir e identificar a escoliose em crianças e adolescentes.


A escoliose é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna vertebral, que pode se acentuar conforme o crescimento acontece. A forma mais comum é a idiopática, quando não há fatores identificáveis para a causa.


Para que os pais fiquem atentos, a ortopedista pediátrica Dra. Thaila Yoshi explica que é importante observar o nivelamento dos ombros e quadris, além da assimetria da caixa torácica — a chamada corcunda, visível quando a criança se curva. Nas meninas, deve-se observar também a assimetria das mamas.


Para diagnosticar a escoliose, pode ser feito um exame físico que detecta a assimetria, além de exames de imagem, como o raio-X.


Os tratamentos para escoliose em crianças variam de acordo com o grau da curvatura. Um dos métodos mais comuns é o uso de coletes ortopédicos (órteses) para impedir a progressão da deformidade durante o crescimento. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.


Assista ao vídeo e confira mais informações sobre como identificar e tratar a escoliose na infância e adolescência.