Vitrine Revista Londrina

Saúde Mental: entenda o que o estigma sobre a esquizofrenia

03 dez 2025 às 16:34

As discussões sobre saúde mental têm avançado cada vez mais. Os diagnósticos estão mais precisos, e os tratamentos para doenças mentais também evoluíram. No entanto, algumas condições, como a esquizofrenia, ainda não são compreendidas pela maior parte da população e acabam se tornando alvo de estigma. No Vitrine Revista de hoje (03), a psicóloga Patrícia Fernandes de Oliveira explica sobre a invisibilidade da doença e como a informação, o apoio das pessoas e das instituições podem salvar vidas.


A esquizofrenia é caracterizada como um transtorno mental crônico que afeta emoções e pensamento, desencadeando comportamentos conflitantes, delírios, alucinações (como ouvir vozes), pensamento e fala desorganizados, entre outros sintomas. A psicóloga destaca que a doença tem causa multifatorial, envolvendo aspectos genéticos, ambientais e neuroquímicos. O tratamento exige acompanhamento multidisciplinar, incluindo medicação, psicoterapia, integração social e outras intervenções.


O caso recente do homem que foi morto por uma leoa em um zoológico no Brasil, após entrar no recinto do animal, reacendeu o debate sobre saúde mental e sobre a falta que o apoio familiar e o apoio do Estado fazem na vida de pessoas que enfrentam transtornos graves. Fernandes explica que indivíduos com esquizofrenia são frequentemente alvo de estigmas relacionados à “loucura” e à violência, o que dificulta ainda mais o tratamento, pois gera exclusão social e impede a integração plena.


A especialista ressalta que políticas públicas de promoção da saúde mental e de inclusão em ambientes saudáveis são essenciais para a recuperação e para que a sociedade compreenda que problemas de saúde mental não são sinônimo de loucura ou violência.


Assista ao vídeo e entenda mais.