O Outubro Rosa é o símbolo da conscientização sobre o câncer de colo de útero e câncer de mama. Durante todo o mês, são intensificadas as ações que incentivam as mulheres a realizar exames como a mamografia, a ultrassonografia das mamas para detectar possíveis alterações na saúde, e também o exame citopatológico (Papanicolau) para o câncer de colo de útero.
Mas o câncer de mama não afeta apenas os humanos; os animais de estimação também podem desenvolver a doença. No Vitrine Revista de hoje (07), a veterinária Flavia Navas explica os sintomas da condição em pets e como funcionam o tratamento e a prevenção do câncer.
A doença é muito comum em pets não castrados, afetando quase metade dos casos. A médica explica que os sintomas mais comuns são o surgimento de nódulos, inchaço na região afetada, endurecimento da pele e secreção anormal nas mamas.
A principal forma de prevenção é a castração precoce. Outra medida essencial é realizar o toque periódico na região das mamas do pet para identificar possíveis alterações.
Assista ao vídeo e confira mais informações!