Ufa, até que enfim alguém pensou nas lágrimas involuntárias que rolam dos olhos de quem precisa cortar cebolas na cozinha. Uma nova cebola de sabor mais suave e que não arde os olhos começa a chegar ao mercado.
A Dulciana, levemente adocicada e um pouco mais clara em relação às cebolas tradicionais, é a mais nova aposta dos produtores para tentar impulsionar as vendas em tempos de crise econômica. A variedade do bulbo, que começou a ser produzida há um ano em Mossoró (RN), em Petrolina (PE) e em Juazeiro (BA), chega agora ao Estado de São Paulo e tomara que desça logo para o Paraná. A safra é resultado de uma pesquisa da multinacional alemã Bayer, que após 23 anos conseguiu reduzir, por meio de cruzamentos, os níveis de enxofre e ácido sulfúrico -responsáveis pela acidez que irrita os olhos na hora em que as cebolas são cortadas. Mesmo com a promessa de a cebola ser mais lucrativa, tem sido uma tarefa difícil convencer os produtores a aderir à nova variedade, em razão de suas características diferentes. A expectativa, no entanto, é de sucesso. Espera-se o aumento nas vendas, e com isso, mais investimento e geração de empregos.
Preço:
A expectativa é que não haja aumento significativo de preço para o consumidor. Essa cebola é diferente e vai atingir um público maior. Deve sair bem nas vendas.
Fonte: FOLHA DE SP