Dia 22 de agosto, no Sesc Cadeião, o jornalista José Maschio fez o lançamento de seu primeiro romance, “Tempos de cigarro sem filtro”. “Um livro de resistência,“ conforme definiu o autor, que também atende por Zé Ganchão.
Por que livro de resistência, Ganchão? “Um alerta para esta geração que pensa que intervenção militar é uma frase de efeito”.
Com vasta experiência como repórter, Zé Ganchão garante que seu texto é papo reto. “Sim, meu texto é uma conversa de boteco. Existem muitos críticos que acreditam que é preciso ser acadêmico para escrever bem. No Brasil, quem escreve de forma empolada acha que será mais respeitado”.
Sua conversa de boteco é com boa mesa, servida de cervejas bem geladas e petiscos saborosos. Em seu novo livro, fala de pessoas simples, na periferia de uma cidade brasileira, na luta pela sobrevivência, sem perceber a mão pesada do governo do general Médici, na década de 70. Época em que o autor viveu muitas experiências, na luta contra o regime militar.
“Os meninos da história só tinham grana para cigarros sem filtro. Cigarros com filtro era coisa rara. Se o livro fosse ambientado hoje, cigarros com filtro seriam trocados por modernos smartphones nas mãos dos moleques. Os sonhos dos pobres, sempre foram iguais aos dos ricos”. É assim, de forma direta que o romance do Zé Ganchão ganha formato, ao descrever diferenças sociais, restrição de direitos básicos e privilégios de poucos.
Quando estão por terminar as 152 páginas do romance, os personagens, se encontram diante de situações de risco, típicas da ditadura militar.
Ganchão contou que antes de receber seus convidados, que lotaram o que um dia foi o pátio de sol do cadeião da Rua Sergipe, recebeu mensagens de pessoas muito simples, perguntando se poderiam comparecer ao lançamento e se era necessário alguma vestimenta especial para o evento. “Só não vá de bermudas se estiver muito frio”, respondeu. Reto e direto, como seu romance. Como seu clássico estilo de discutir política, como sempre foram suas aulas, quando professor na UEL. Papo reto, rico e claro.
“Tempos de cigarro sem filtro” deverá chegar a algumas livrarias alternativas, por R$ 30. Enquanto não chega, quem quiser o livro, pode pedir direto e reto pelo e-mail: [email protected].