Todos os locais
Todos os locais
Esportes

A bola vai rolar pela Liga Nacional

25 mar 2022 às 09:31
Por: Luciano Neves
A bola vai rolar pela edição de 2022 da Liga Nacional. Foto Luciano Neves -

1ª rodada
Sexta, 25/03

S. André Intelli x Atlântico - 18h00
Joinville x Blumenau - 20h00

Sábado, 26/03
São José x Minas - 11h00
Carlos Barbosa x Taubaté - 13h15
Foz Cataratas x Assoeva - 17h15
Cascavel Futsal x Marreco - 19h00

Domingo, 27/03
Campo Mourão x Pato Futsal - 11h00
Marechal x Praia Clube - 13h15
Joaçaba x Jaraguá - 19h00

Segunda, 28/03
Tubarão x Corinthians - 18h00
Sorocaba x Umuarama - 20h00

O Cascavel Futsal venceu a Liga Nacional no ano passado. Foto Luciano Neves

O Cascavel Futsal venceu a Liga Nacional no ano passado. Foto: Luciano Neves

No dia 19 de dezembro de 2021, o Cascavel Futsal alcançou a glória máxima no esporte. O time já havia se estabelecido como o maior do Paraná com sete conquistas do Campeonato Paranaense da Série Ouro. Mas ainda faltava algo. Faltava o título da Liga Nacional. Foi numa manhã daquele domingo, com o ginásio da Neva lotado, que o clube sentiu o sabor dessa glória. E entrou para o seleto grupo de campeões da Liga Nacional. Logo, se tornou o ‘centro das atenções’ para a edição de 2022 do torneio, que inicia nesta sexta-feira (25) com duas partidas. A competição será aberta com o confronto entre Santo André Intelli contra o Atlântico de Erechim, às 18 horas, no Ginásio Adib Moisés Dib, em São Bernardo do Campo. E às 20 horas, o Joinville faz um duelo de catarinenses contra o Blumenau, no Centreventos Kau Hansen.

A primeira rodada terá sequência neste fim de semana, inclusive, com a estreia do atual campeão do torneio neste sábado (26), no mesmo local onde levantou a taça no ano passado. O Cascavel Futsal passou a ser o ‘time a ser batido’. A Serpente Tricolor será ‘caçada’ pelas equipes mais tradicionais do Brasil que querem retomar a hegemonia. E se tornou a inspiração para os times de menor expressão, que também almejam o tão sonhado título.

Outras notícias

Cascavel Futsal enfrenta hoje o Guarapuava pelo paranaense de futsal

Confira os gols da rodada do Campeonato Brasileiro da Série A!

Botafogo vence e aumenta vantagem na liderança após empate do Palmeiras

Em 2021, a taça ficou no Paraná. Foto Luciano Neves

Em 2021 a taça ficou no Paraná. Foto: Luciano Neves

Mapa da Liga

A Liga Nacional de 2022 conta com 22 times. O Paraná é estado com mais times na disputa com sete representantes. São Paulo e Santa Catarina contam com cinco equipes. O Rio Grande do Sul tem três times na disputa. E o estado de Minas Gerais tem dois representantes. Dos paranaenses, apenas dois já foram campeões da Liga. O Cascavel Futsal, em 2021, e o Pato Futsal, que venceu as edições de 2018 e 2019. Aliás, o Pato foi o primeiro time paranaense a vencer o certame. Também estão na disputa, o Foz Cataratas, o Campo Mourão, o Marreco de Francisco Beltrão, o Marechal e o Umuarama. A primeira rodada terá dois duelos de paranaenses. Além do confronto entre Cascavel Futsal e Marreco, neste sábado (26), o Campo Mourão recebe o Pato Futsal, às 11 horas de domingo (27). O Foz Cataratas estreia neste sábado e recebe a Assoeva, às 17h15, no Costa Cavalcanti. O Marechal também faz o primeiro jogo em casa e recebe o Praia Clube, no domingo, às 13h15. O Umuarama só entra em quadra na segunda (28) e fecha a primeira rodada contra o atual vice-campeão Sorocaba, às 20 horas.


Foto Luciano Neves

Foto: Luciano Neves

Cascavel Futsal

O Cascavel Futsal manteve a base campeã da Liga Nacional do ano passado. Além do técnico Cassiano Klein, o time ficou com dez atletas vencedores do torneio. E trouxe reforços importantes como Kevin, Jhony, Micuim, Selbach e Ernandes, acostumados a fazer jogos da Liga Nacional. Cassiano Klein, inclusive, foi eleito o quarto melhor técnico do mundo depois da conquista da Liga.

Foto: Maurício Moreira

Foto: Maurício Moreira

Pato Futsal

Depois das duas conquistas da Liga, o Pato Futsal teve duas temporadas com baixo investimento. Mas voltou a investir. O time se reforçou com os experientes Cabreúva, jogador que foi vice-campeão do Paranaense do ano passado com o Campo Mourão, e com Sinoê, que foi vice-campeão da Liga com o Sorocaba. Porém, o principal reforço está no banco de reservas. O time conta com o trabalho do técnico Sérgio Lacerda, que conduziu o Pato aos dois títulos do certame.

Foto: Nilton Rolin

Foto: Nilton Rolin

Foz Cataratas

O Foz Cataratas é um dos times que anseiam em vencer a Liga Nacional. Por duas vezes, o Azulão foi semifinalista e a segunda delas foi no ano passado. Se conseguisse passar pelo Sorocaba, seria protagonista de uma final paranaense com o Cascavel Futsal. O time manteve jogadores importantes como Churrasco, Pedro Beraldo, Gabriel e Biel. E também conta com o trabalho do técnico Banana.

Foto: Assessoria Campo Mourão

Foto: Assessoria Campo Mourão

Campo Mourão

O Campo Mourão caiu nas oitavas de final da edição passada diante do Atlântico. E agora quer ir mais longe. Por isso reformulou boa parte do elenco que foi vice-campeão estadual. O principal reforço foi Leandro Caires, ex-Corinthians.

Foto: Assessoria Marreco

Foto: Assessoria Marreco

Marreco

O rival do Pato Futsal também já foi semifinalista da Liga, na edição de 2017. Porém, nos dois últimos anos, fez campanhas ruins. E, mesmo com o torneio sendo disputado em grupos na primeira fase, não avançou para as oitavas. No ano passado, o Marreco ficou com a última posição na classificação geral. O time só conseguiu uma vitória em 14 jogos.

Foto: Diego Ianesko

Foto: Diego Ianesko

Umuarama

O Umuarama do técnico Nei Victor viveu situação semelhante à do Marreco. Foi lanterna do seu grupo em 2021 e não avançou para as oitavas. Na classificação geral, só ficou na frente do próprio Marreco. Mas, para este ano, o time tem três reforços importantes, dois deles que estiveram no elenco campeão da Liga em 2021: Alef e Batista. Léo Costa, ex-Foz, foi outro bom reforço para Nei Victor.

Foto: Divulgação Marechal Futsal

Foto: Divulgação Marechal Futsal

Marechal

O Marechal Futsal ainda vive meio ‘na sombra’ do Marechal Copagril, vice-campeão da Liga em 2010. Porém, tenta encontrar o próprio espaço. O time disputa a LNF pela segunda vez. No ano passado, caiu nas oitavas ao ser eliminado pelo São José.

Foto: Assessoria ACBF

Foto: Assessoria ACBF

Gigantes

O Sorocaba, dono de dois títulos e atual vice-campeão, fez mudanças no elenco. Mas manteve os principais jogadores como o capitão Rodrigo, Léozinho, Charuto e Léo Lino. E conta com o técnico Ricardinho. Já o Carlos Barbosa, maior campeão do torneio com cinco títulos, foi buscar reforço no time campeão. O Carlos Barbosa conta agora com o pivô Roni, artilheiro da última Liga Nacional com 19 gols com a camisa do Cascavel Futsal. Os dois times se enfrentaram na final da Supercopa de Gramado, um torneio de pré-temporada, que foi vencido pelo Sorocaba. Ao todo, a Liga Nacional terá oito campeões em disputa nesta edição.


Caçula

Dois times que estiveram na Liga Nacional não voltaram para este ano: o Juventude e o Brasília. Porém, o torneio terá um novo integrante, o Taubaté, que estreia na Liga neste ano.


Formato

Nos últimos dois anos, a Liga Nacional teve um formato diferente com os representantes sendo divididos em três grupos na primeira fase. Essa fórmula foi adotada em 2020, em consequência da pandemia que apertou o calendário e forçou a redução no número de jogos. Esse formato foi mantido no ano passado. Agora, a Liga volta a adotar a fórmula antiga em que todos os 22 times se enfrentam entre si, em turno único, na fase inicial. Após as 21 rodadas, os 16 melhores colocados na tabela avançam no torneio e serão formados os confrontos das oitavas de final. A partir daí, a Liga Nacional terá jogos eliminatórios até que seja definido o campeão. No entanto, o caminho do título ficará um pouco mais longo. Só a título de comparação, o Cascavel Futsal fez 22 jogos na campanha da conquista inédita no ano passado. Esse ano, o finalista da Liga fará 29 partidas.

Cascavel Futsal e Pato Futsal são os dois paranaenses campeões da Liga. Foto Assessoria Cascavel Futsal

Cascavel Futsal e Pato Futsal são os dois paranaenses campeões da Liga. Foto Assessoria Cascavel Futsal


LIGA NACIONAL
OS 22 TIMES

PARANÁ
Cascavel Futsal
Pato Futsal
Campo Mourão
Marreco
Foz Cataratas
Umuarama
Marechal

SÃO PAULO
Sorocaba
Corinthians
Santo André Intelli
São José
Taubaté

SANTA CATARINA
Joinville
Jaraguá
Joaçaba
Tubarão
Blumenau

RIO GRANDE DO SUL
Carlos Barbosa
Atlântico
Assoeva

MINAS GERAIS
Minas
Praia Clube

Todos os campeões
2021 - Cascavel Futsal
2020 - Sorocaba
2019 - Pato Futsal
2018 - Pato Futsal
2017 - Joinville
2016 - Corinthians
2015 - Carlos Barbosa
2014 - Sorocaba
2013 - Intelli
2012 - Intelli
2011 - Santos
2010 - Jaraguá
2009 - Carlos Barbosa
2008 - Jaraguá
2007- Jaraguá
2006 - Carlos Barbosa
2005 - Jaraguá
2004 - Carlos Barbosa
2003 - Ulbra Canoas
2002 - Ulbra Canoas
2001- Carlos Barbosa
2000 - Vasco
1999 - Atlético-MG
1998 - Ulbra Canoas
1997 - Atlético-MG
1996 - Internacional


Veja também

Relacionadas

Esportes
Carlos Sainz conquistou mais uma vitória na Formula 1

Sainz vence GP do México, mas Norris impede dobradinha da Ferrari

Esportes
Vinicius pode ser primeiro brasileiro eleito melhor do mundo em 17 anos

Brasil pode quebrar jejum de 17 anos sem Bola de Ouro com Vinicius Júnior

Esportes

RB Bragantino demite o técnico português Pedro Caixinha

Esportes

CBF afasta árbitros que fizeram VAR em jogos de Flamengo e Fluminense

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Exclusivo: Motorista em marcha ré atropela idosa de 79 anos no Centro de Londrina

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto em canteiro central no Jardim Bandeirantes, em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.