Durante a campanha do título inédito da Liga Nacional, o Cascavel Futsal teve uma série de jogos memoráveis. Conseguiu, por exemplo, um feito improvável quando derrotou o Joinville, em Santa Catarina, por 5 a 3 em que conseguiu marcar dois gols com um atleta a menos em quadra. Também foi o responsável por uma goleada de 6 a 0 sobre o Sorocaba na decisão com todos os gols na primeira etapa. E olha que a Serpente Tricolor tinha a vantagem porque havia vencido esse mesmo Sorocaba fora de casa por 3 a 1. Outro jogo épico foi diante do Carlos Barbosa nas semifinais. O time do técnico Cassiano Klein havia vencido o primeiro jogo por 4 a 2, em casa. Na volta, foi derrotado por 4 a 1. A combinação de resultados levou o confronto para a prorrogação. E o Cascavel Futsal garantiu a vaga em sua primeira final da Liga Nacional ao vencer por 1 a 0. Depois desse jogo memorável que ocorreu no dia 28 de novembro em solo gaúcho, o Cascavel Futsal volta ao Rio Grande do Sul para enfrentar a Assoeva. A partida será às 13 horas, no ginásio Poliesportivo Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires.
Na campanha do título da Liga, a Assoeva foi adversária da equipe de Cassiano Klein. Não foi um jogo emblemático como foram os confrontos contra Joinville, Sorocaba e Carlos Barbosa. Mas a primeira vitória fora do Estado do Paraná na Liga, em 2021, foi sobre a Assoeva: 1 a 0, gol de Carlão, no jogo que ocorreu no dia 28 de maio. Antes disso, o Cascavel Futsal havia vencido o Marreco por 5 a 2 como visitante, em Francisco Beltrão. Na partida de volta, no ginásio da Neva, no dia 17 de julho, goleada por 4 a 1.
Mas, além da cuia e da erva para uma 'mateada' no Rio Grande do Sul, o Cascavel Futsal levou na bagagem a necessidade de uma vitória pela Liga Nacional. Isso porque foi derrotado em casa no sábado passado pelo Jaraguá por 5 a 4. E quer se manter entre os primeiros colocados para ter vantagem no mata-mata. "Perdemos em casa na última partida da LNF em um jogo muito equilibrado, agora vamos jogar fora de casa e sabemos que precisamos recuperar esses pontos. Será uma partida difícil, mas nossa equipe tem totais condições de buscar a vitória", disse o ala Gustavinho.
Mas depois da derrota para o Jaraguá, o Cascavel Futsal derrotou o Chopinzinho por 5 a 2, em jogo válido pelo Paranaense da Série Ouro. Depois do compromisso da última terça-feira, os jogadores estudaram o adversário deste domingo. "É um time experiente. Tem jogadores como o Valdin e o Boni que ditam o ritmo da partida, então nos preparamos bem, estudamos bastante a equipe deles para fazer um grande jogo", alertou Micuim.
Goleiros
Eles já estão acostumados a dividir os treinos. Já são mais de dois anos juntos no Cascavel Futsal. Antes, já tinham defendido a mesma camisa na Assoeva, do Rio Grande do Sul. Dois amigos que hoje, além de disputar, também compartilham a vaga de titular da meta Tricolor. André Deko e Deivão tem se alternado entre os cinco que iniciam o jogo nesta temporada. Cada um esteve em quadra pelo menos em quatro partidas no ano. A decisão de não ter um único goleiro como "dono da vaga" vem desde o ano passado, mas algumas lesões dos dois atletas acabaram fazendo com que esta possibilidade nem sempre fosse possível. Em 2022, com os dois bem fisicamente, a alternância na titularidade ficou mais evidente. No último jogo contra Chopinzinho, pela Série Ouro, Deko e Deivão tiveram papel decisivo.O camisa 2 começou jogando e fez defesas importantes, como vem acontecendo em todos os jogos. Mas, o camisa 92 também pode mostrar serviço. Deivão entrou em quadra em uma cobrança de tiro livre, ainda no primeiro tempo, e evitou o gol do adversário com uma bela defesa. Foi a segunda cobrança de tiro-livre defendida pelo goleiro neste ano. "Nós dois queremos estar jogando. Tem o Fernando também, que logo deve participar das partidas. Quem entrar vai sempre dar o seu melhor e aproveitar cada oportunidade que aparecer e lidamos muito bem com isso, sempre um torcendo pelo outro", disse Deivão. Eleito o sexto melhor goleiro do mundo em 2021, e decisivo na conquista inédita da Liga Nacional de Futsal, Deko também diz concordar com a titularidade dividida. "Acho que o Cassiano está indo muito bem nestas decisões. Sabemos que a temporada será longa, com muitos jogos, e só um de nós jogar pode acabar sobrecarregando. É importante essa divisão para quando precisar os dois estarem preparados, com ritmo, para ajudar a equipe", ressaltou.