Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Cascavel é a capital nacional do atletismo

08 out 2021 às 09:58
Por: Luciano Neves
O CNTA recebe mais uma competição nacional de atletismo. Foto Celso Dias -

O Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) colocou Cascavel na rota dos principais eventos desta modalidade. Até então, o local vinha sediando todas as competições de atletismo do Paraná. Mas agora subiu de patamar e passou a receber competições nacionais. No último fim de semana, o CNTA sediou o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16. Foi a primeira competição nacional em Cascavel. E a partir desta sexta-feira (08), até domingo (10), o CNTA será sede da 20ª edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo Máster. A competição Sub-16 foi a maior realizada em Cascavel. Ao todo, 480 atletas passaram por aqui, mais 300 técnicos, 80 árbitros, ou seja, reuniu quase mil pessoas que estavam envolvidas no evento.

No Brasileiro Máster, esse número será relativamente menor. O torneio terá a presença de 250 atletas de 15 estados brasileiros. Contando com técnicos e profissionais envolvidos na arbitragem, o evento terá cerca de 350 pessoas. A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 14 horas.

A competição é uma realização da Associação Paranaense de Atletismo Máster (APRAM), com supervisão da Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM) com apoio do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, da Prefeitura Municipal de Cascavel e da Federação de Atletismo do Paraná (FAP). Ao todo são 28 modalidades adaptadas conforme a categoria do atleta com inscritos de 30 a 90 anos. Ainda hoje, o campeonato inicia com as provas de 400 metros com barreira e salto com vara. Amanhã (09) e no domingo (10), as disputas começam a partir das 8 horas.


Sul-Americano

Com o CNTA, Cascavel já começa a se credenciar para receber competições internacionais. O espaço pode ser sede do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em 2022. O presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, Hélio Gesta de Melo, esteve na cidade durante a realização do Campeonato Brasileiro Sub-16 e confirmou o interesse da entidade. “Estamos justamente para isso. A Confederação Brasileira de Atletismo e a Prefeitura de Cascavel nos convidaram para conhecer a instalação. E a nossa intenção é esta: trazer uma competição sul-americana para cá no ano que vem”, disse.

Outras notícias

Cascavel Futsal enfrenta hoje o Guarapuava pelo paranaense de futsal

Confira os gols da rodada do Campeonato Brasileiro da Série A!

Botafogo vence e aumenta vantagem na liderança após empate do Palmeiras

Hélio elogiou a estrutura do CNTA. “É um equipamento primoroso. São poucas as cidades na América do Sul, que tem este tipo de instalação. E nós estamos muito interessados em realizar o Campeonato Sul-Americano de Atletismo de 2022 aqui”, finalizou.

O CNTA também passou pelo crivo do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos. O mandatário também se fez presença no Brasileiro Sub-16, que foi realizado com um período chuvoso. A organização se viu obrigada a alterar parte do cronograma de provas e estendeu a programação para o período da noite. Segundo o presidente, a iluminação do CNTA permitiu realizar provas noturnas. “A iluminação no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, aqui me Cascavel, é a melhor iluminação de uma pista de atletismo no Brasil”, disse Wlamir.


Destaques

Seis ouros, seis pratas e cincos bronzes. Esses foram os resultados dos atletas do Paraná no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16 que ocorreu no último final de semana, em Cascavel. Somando as conquistas, a delegação paranaense terminou em segundo lugar geral na classificação com 17 medalhas. São Paulo ficou com o primeiro lugar e Santa Catarina com a terceira colocação. No feminino, foram oito medalhas e terceira classificação geral. Já no masculino foram nove medalhas e a segunda colocação geral.


Geraldinho

O atleta Geraldo Volmar Franco será um dos representantes de Cascavel no Brasileiro de Atletismo Máster. Ele irá participar das provas de 100 e 200 metros rasos, salto em distância, salto triplo e revezamento 4x100 metros. “São essas competições que vou fazer. Chovendo ou fazendo sol eu vou ter que ir para a pista”, disse o atleta.



Veja também

Relacionadas

Esportes
Carlos Sainz conquistou mais uma vitória na Formula 1

Sainz vence GP do México, mas Norris impede dobradinha da Ferrari

Esportes
Vinicius pode ser primeiro brasileiro eleito melhor do mundo em 17 anos

Brasil pode quebrar jejum de 17 anos sem Bola de Ouro com Vinicius Júnior

Esportes

RB Bragantino demite o técnico português Pedro Caixinha

Esportes

CBF afasta árbitros que fizeram VAR em jogos de Flamengo e Fluminense

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Exclusivo: Motorista em marcha ré atropela idosa de 79 anos no Centro de Londrina

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto em canteiro central no Jardim Bandeirantes, em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.