Desde a última sexta-feira, as equipes estão suando os uniformes de seus respectivos estabelecimentos de ensino na busca da glória na fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Quem faturar a medalha de ouro terá uma chance numa competição em que a concorrência será ainda maior. Os campeões da fase municipal se classificam para a fase regional, que será em Catanduvas. Depois, quem for campeão nesta etapa dos JEPS, vai para a macrorregional. E quem triunfar nesta etapa irá se encontrar com os campeões na fase estadual.
O caminho até lá é longo. Por isso, permite uma série de situações inusitadas. Por exemplo, a disputa da fase municipal dos Jogos Escolares em Cascavel deixou técnicos com os corações divididos. O professor Juca Sesso é uma referência no voleibol de base em Cascavel. Hoje, o Juquinha trabalha mais com o vôlei masculino, tanto é que é o técnico do Vôlei Clube Cascavel/AABB. Nesta equipe, ele tem companhia da professora Francielle Cheuczuk na comissão técnica. Inclusive, os dois foram campeões de uma etapa da Copa Oeste de Vôlei Sub-19, que foi disputada em Toledo no último fim de semana.
Nos JEPS, essa comissão técnica está dividida. Nesta quarta (06), os dois treinadores estiveram em lados opostos da rede de vôlei. Juca comandou os seus garotos do Colégio São Cristóvão. E Francielle comandou a equipe do Wilson Joffre que, aliás, tem a base do Vôlei Clube Cascavel. Por isso, é o grande favorito para ser campeão da fase municipal dos Jogos. A equipe de Francielle conta com atleta de ponta como Arthur Henrique, ponteiro que defendeu a Seleção Paranaense de Vôlei no Campeonato Brasileiro de Seleções, em Saquarema. O time tem ainda o levantador João Eugênio e o central David Farina. Ambos foram pré-convocados para a Seleção Paranaense, chegaram a fazer um período de treinamentos em Curitiba e, por pouco, também não fizeram parte da Seleção. O time do Wilson Joffre também conta com ex-alunos do São Cristóvão e com a técnica, que já trabalhou neste mesmo colégio.
No jogo desta quarta, no ginásio Sérgio Mauro Festugatto, o Wilson Joffre confirmou o favoritismo e venceu por 2 sets a 0. Com isso, avançou em primeiro lugar na chave e fará a semifinal na tarde desta quinta-feira (07) contra o Colégio Elite. Já o São Cristóvão, de Juquinha, também passou para as semifinais e joga contra o Colégio Marista. Os vencedores decidem a medalha de ouro na sexta-feira (08), às 14h30, no Sérgio Mauro Festugatto. Quem sabe, Juca e Francielle, Wilson Joffre e São Cristóvão, estejam em lados opostos nessa grande decisão.
Futsal
A fase municipal dos Jogos Escolares define nesta quinta-feira (07), os campeões do futsal na categoria B, masculino e feminino. No feminino, cinco equipes participaram da competição e se enfrentaram em turno único. As meninas do Colégio Aprendendo com a Terra e com a Vida, do Assentamento Valmir Motta, no interior do município, ficaram muito perto da medalha de ouro. Porém, ficarão na torcida na última rodada. Nesta quarta, elas colocaram a mão no título, pois venciam o Marilis por 3 a 2 e permitiram o empate. A vitória já daria o título. Mesmo assim, o saldo positivo pode render a histórica medalha de ouro para a equipe Aprendendo com a Terra e com a Vida. Para isso, as meninas vão ‘secar’ o Marilis, que joga contra o Wilson Joffre, às 9 horas. Para ser campeão, o Marilis precisa golear o adversário por mais de seis gols de diferença. A esperança da equipe é Milena. Ela tem faro de gol, fez os três do Marilis no jogo de ontem e chegou a dez em três jogos nesta edição dos Jogos Escolares.
No masculino, foram definidos os dois finalistas. O Colégio Jardim Clarito vinha fazendo história e se tornou o único estabelecimento de ensino público nas semifinais. No jogo desta fase, que ocorreu no ginásio da Neva, chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas sofreu a virada do Colégio Santa Maria e perdeu por 6 a 2. Na outra semifinal, se enfrentaram Marista e Colégio Fag. O Marista conseguiu a classificação nos pênaltis. Os dois times fazem a grande decisão nesta quinta (07), às 14h30, no ginásio da Neva.