O Futebol Clube Cascavel (FCC) entrou em campo no último sábado (04) para enfrentar a Portuguesa Londrinense pelo Campeonato Paranaense Sub-19 apenas para cumprir tabela, já que não tinha mais chance classificação. Na verdade, existia uma esperança de classificação para as semifinais. Esperança esta que vinha de fora. “Eu falei para os meninos que existia uma luz no fim do túnel”. Foi assim que o técnico Ivan Mororo motivou seus atletas antes do duelo contra a Portuguesa Londrinense no último sábado (04), no campo da Associação Atlética Coopavel. Em campo, o FCC acreditou e venceu por 3 a 0, com dois gols de Bolt e um de Joaquim.
Restava o fator externo para colocar o time nas semifinais do Estadual. E ele veio nesta segunda-feira (06). A Portuguesa Londrinense foi denunciada pelo uso do atleta Lincon Matheus Valente Silva de maneira irregular. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/PR) julgou o caso e condenou a equipe de Londrina com a perda de15 pontos no Campeonato Paranaense Sub-19, além de uma multa de mil reais. A Lusinha escalou o jogador em três partidas da terceira fase do Estadual: no jogo do dia 11 de outubro contra o FCC, em que venceu por 3 a 1, no dia 16 de outubro, quando foi derrotada pelo Coritiba por 4 a 0 e no dia 21 de outubro quando superou o Andraus Brasil por 1 a 0. De acordo com o TJD, a Portuguesa infringiu o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.
A decisão do TJD foi unânime e a Portuguesa Londrinense ainda pode recorrer. Mas o time de Londrina está eliminado da competição. Com isso, o FCC ocupa o lugar da Lusinha nas semifinais do Campeonato Paranaense Sub-19. Ivan Mororo comemorou a decisão. “Deus ajuda quem trabalha sério. Estamos entre os quatro melhores do Paraná. E no meu caso, como treinador, é a terceira vez que isso acontece”, disse.
O FCC aguarda a Federação Paranaense de Futebol (FPF) homologar as partidas das semifinais. Por ter encerrado a terceira fase em segundo lugar no Grupo G, a Serpente Aurinegra vai fazer o primeiro jogo em casa contra o Londrina, primeiro colocado do Grupo F. A segunda partida será na casa do Tubarão. Na outra semifinal, vai ocorrer o clássico da Capital entre Coritiba e Paraná Clube.
A passagem do FCC para as semifinais é justa. Na classificação geral do torneio, isto é, a somatória dos pontos das três fases, a Serpente Aurinegra aparece na quarta posição com 40 pontos, atrás apenas dos outros três semifinalistas. Coritiba e Paraná Clube têm 57 pontos e o Londrina tem 51. Em vinte jogos, o FCC conseguiu doze vitórias, teve quatro empates e sofreu apenas quatro derrotas.