Faltando um mês para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, o Paraná já tem 10 atletas e técnicos com vagas confirmadas na delegação brasileira. Dois participarão da Olimpíada e oito da Paralimpíada.
Os nove atletas já confirmados em Tóquio são: Ágatha Bednarczuk Rippel – vôlei de praia; Ana Sátila Vieira Vargas – canoagem slalom; Carminha Celestina de Oliveira – esgrima em cadeira de rodas; Giovane Vieira de Paula – paracanoagem; Jovane Silva Guissone Esteio – esgrima em cadeira de rodas; Mari Christina Santilli – paracanoagem; Rodrigo Ferla Martins – técnico da seleção de parataekwondo; Vítor Gonsalves Tavares – parabadminton; Welder Camargo Knaf – tênis de mesa em cadeira de rodas e Adriana Gomes de Azevedo, da paracanoagem.
Um dos principais destaques desse time de atletas do Paraná é Ágatha Bednarczuk, que foi medalhista de prata na Rio 2016 e a primeira da lista a confirmar sua vaga, em virtude do ranking no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em 2019. Ela é bicampeã desse circuito – em 2015, ao lado de Bárbara Seixas, e em 2018 junto da atual parceira, Duda Lisboa.
O time é repleto de vencedores. O paranaense Jovane Guissone já foi campeão mundial de esgrima em cadeira de rodas, Welder Knaf tem uma medalha de prata de dos Jogos Paralímpicos de Pequim (2008) e a Ana Sátila ganhou uma etapa da Copa do Mundo da canoísta (2020).
A seleção ainda traz um técnico contemplado, Rodrigo Ferla, do parataekwondo.