Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Palmeiras enfrenta o Chelsea na decisão do Mundial de Clubes

12 fev 2022 às 09:15
Por: Luciano Neves
O Verdão joga neste sábado e busca o Mundial de Clubes da Fifa. Foto: Luciano Neves -

Hoje, 12 de fevereiro de 2022, é o grande dia para os torcedores do Palmeiras! Ele quer acabar de vez com a sina e soltar o grito de campeão mundial de clubes da Fifa. O Palmeiras irá disputar a grande final do torneio contra o Chelsea, às 13h30, pelo horário de Brasília, no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A partida terá transmissão ao vivo e exclusivo pela TV Tarobá Band. Novamente, o torneio tem uma decisão entre o campeão da Libertadores da América contra o campeão da Liga dos Campeões, algo que não ocorreu no Mundial passado. Isso porque, o próprio Palmeiras fracassou nas semifinais ao ser superado pelo Tigres, do México, que foi o representante da Concacaf.

Foto: Fábio Menotti/PalmeirasFoto: Fábio Menotti/Palmeiras

O Verdão, do técnico Abel Ferreira, inclusive, quer recolocar a América no topo do mundo, algo que não ocorre desde 2012, quando o rival Corinthians levou a melhor sobre o Chelsea, que está na busca pelo título mundial. Neste intervalo, o domínio foi todo dos europeus. O campeão da América chega até com uma certa moral na decisão, pois venceu o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 com autoridade. O Chelsea chegou a tomar sufoco do Al Hilal da Arábia Saudita e teve uma vitória magra por 1 a 0. Al Ahly e Al Hilal disputam o terceiro lugar neste sábado, às 10 horas.

Foto: Fábio Menotti/PalmeirasFoto: Fábio Menotti/Palmeiras 

É preciso reconhecer que os europeus sempre serão favoritos em decisões do Mundial. Desta vez, o Palmeiras chega com condições de equilibrar o duelo, contando com os bons momentos vividos por Raphael Veiga e Dudu, autores dos gols da vitória sobre os egípcios na última terça-feira. A Fifa não faz sorteios para definir o mando de jogo em seus torneios, seja Copa do Mundo de seleções ou Mundial de Clubes. Aquele que será o time 1 ou o 2 em determinada partida já é definido pelo regulamento específico da competição, caso da final deste sábado. Na prática, ser o time 1 em um evento Fifa significa que você terá o banco de reservas próximo ao auxiliar e poderá jogar com o uniforme principal — não há, ou pelo menos não é para ter, outros privilégios como melhor vestiário ou setor específico para seus torcedores. É por isso que o Palmeiras jogará de camisas e calções brancos, e meiões verdes, contra o Chelsea, que irá com o tradicional azul e meiões brancos na decisão do Mundial.

Outras notícias

Cascavel Futsal enfrenta hoje o Guarapuava pelo paranaense de futsal

Confira os gols da rodada do Campeonato Brasileiro da Série A!

Botafogo vence e aumenta vantagem na liderança após empate do Palmeiras

Mundial de 51

Por falar na Fifa, a entidade adota uma postura extremamente política ao falar da Copa Rio de 1951. O Palmeiras foi o campeão do torneio que teria atributos para ser considerado o primeiro Mundial de Clubes. A imprensa da época tratou o evento desse modo e destacou a vitória do Palmeiras sobre a Juventus. Porém, a Fifa não deixou claro se reconheceu a Copa Rio como um Mundial. Em 2014, ensaiou formalizar esse reconhecimento. Depois, reconheceu a Copa Intercontinental de Clubes, torneio que foi disputado entre 1960 e 2004 entre os campeões europeu e sul-americano, com um Mundial. A Fifa, inclusive, prefere valorizar os campeões dos campeonatos que foram organizados por ela: uma edição em 2000 e todos os Mundiais de 2005 para cá. A grosso modo, é preciso ser um campeão continental para se credenciar para o título do Mundial de Clubes. Mas a própria Fifa abriu um precedente que permite um realce no argumento dos palmeirenses: permitiu que o Corinthians fosse campeão mundial sem ter vencido a competição continental antes, justamente em 2000, no Brasil. Esta semana, às vésperas da decisão, a Fifa voltou a tratar o Palmeiras como campeão mundial de 51.

Foto: Luciano NevesFoto: Luciano Neves

O que dizem os palmeirenses

Conversei com Gilmarzinho, ex-jogador do Cascavel Futsal e auxiliar-técnica da equipe comandada por Cassiano Klein. Palmeirense de coração, reconhece que o Palmeiras busca o primeiro título. “A Fifa ainda não confirmou se vai reconhecer o título de 1951. Por isso, o Palmeiras vai em busca do primeiro título mundial. Fez um bom trabalho e tem condições de vencer o Chelsea. Meu palpite é 2 a 1 para o Palmeiras”, disse.

Hidalgo Luciano Dotto é palmeirense ‘doente’ e foi assim que se definiu. Segundo ele, a paixão pelo Verdão é maior do que a paixão pela família. Em sua residência, no Bairro Maria Luíza, tem um espaço todo destinado ao Palmeiras. Ele passa por cima da Fifa e diz que o Verdão vai em busca do bicampeonato. “A Fifa ainda não definiu, mas a internet mostra que já somos campeões mundial e vamos em busca do bi. O Chelsea vai sofrer na nossa mão e vamos vencer por 3 a 1”, vibrou o palmeirense fanático.

Foto: Luciano NevesFoto: Luciano Neves

Veja também

Relacionadas

Esportes
Carlos Sainz conquistou mais uma vitória na Formula 1

Sainz vence GP do México, mas Norris impede dobradinha da Ferrari

Esportes
Vinicius pode ser primeiro brasileiro eleito melhor do mundo em 17 anos

Brasil pode quebrar jejum de 17 anos sem Bola de Ouro com Vinicius Júnior

Esportes

RB Bragantino demite o técnico português Pedro Caixinha

Esportes

CBF afasta árbitros que fizeram VAR em jogos de Flamengo e Fluminense

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Paraná
Londrina e região

Corpos de jovem e adolescente são encontrados em carro submerso no Paraná

Paraná
Paraná

Acompanhe aqui os resultados das eleições em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.