Hoje, 12 de fevereiro de 2022, é o grande dia para os torcedores do Palmeiras! Ele quer acabar de vez com a sina e soltar o grito de campeão mundial de clubes da Fifa. O Palmeiras irá disputar a grande final do torneio contra o Chelsea, às 13h30, pelo horário de Brasília, no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A partida terá transmissão ao vivo e exclusivo pela TV Tarobá Band. Novamente, o torneio tem uma decisão entre o campeão da Libertadores da América contra o campeão da Liga dos Campeões, algo que não ocorreu no Mundial passado. Isso porque, o próprio Palmeiras fracassou nas semifinais ao ser superado pelo Tigres, do México, que foi o representante da Concacaf.
O Verdão, do técnico Abel Ferreira, inclusive, quer recolocar a América no topo do mundo, algo que não ocorre desde 2012, quando o rival Corinthians levou a melhor sobre o Chelsea, que está na busca pelo título mundial. Neste intervalo, o domínio foi todo dos europeus. O campeão da América chega até com uma certa moral na decisão, pois venceu o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 com autoridade. O Chelsea chegou a tomar sufoco do Al Hilal da Arábia Saudita e teve uma vitória magra por 1 a 0. Al Ahly e Al Hilal disputam o terceiro lugar neste sábado, às 10 horas.
É preciso reconhecer que os europeus sempre serão favoritos em decisões do Mundial. Desta vez, o Palmeiras chega com condições de equilibrar o duelo, contando com os bons momentos vividos por Raphael Veiga e Dudu, autores dos gols da vitória sobre os egípcios na última terça-feira. A Fifa não faz sorteios para definir o mando de jogo em seus torneios, seja Copa do Mundo de seleções ou Mundial de Clubes. Aquele que será o time 1 ou o 2 em determinada partida já é definido pelo regulamento específico da competição, caso da final deste sábado. Na prática, ser o time 1 em um evento Fifa significa que você terá o banco de reservas próximo ao auxiliar e poderá jogar com o uniforme principal — não há, ou pelo menos não é para ter, outros privilégios como melhor vestiário ou setor específico para seus torcedores. É por isso que o Palmeiras jogará de camisas e calções brancos, e meiões verdes, contra o Chelsea, que irá com o tradicional azul e meiões brancos na decisão do Mundial.
Mundial de 51
Por falar na Fifa, a entidade adota uma postura extremamente política ao falar da Copa Rio de 1951. O Palmeiras foi o campeão do torneio que teria atributos para ser considerado o primeiro Mundial de Clubes. A imprensa da época tratou o evento desse modo e destacou a vitória do Palmeiras sobre a Juventus. Porém, a Fifa não deixou claro se reconheceu a Copa Rio como um Mundial. Em 2014, ensaiou formalizar esse reconhecimento. Depois, reconheceu a Copa Intercontinental de Clubes, torneio que foi disputado entre 1960 e 2004 entre os campeões europeu e sul-americano, com um Mundial. A Fifa, inclusive, prefere valorizar os campeões dos campeonatos que foram organizados por ela: uma edição em 2000 e todos os Mundiais de 2005 para cá. A grosso modo, é preciso ser um campeão continental para se credenciar para o título do Mundial de Clubes. Mas a própria Fifa abriu um precedente que permite um realce no argumento dos palmeirenses: permitiu que o Corinthians fosse campeão mundial sem ter vencido a competição continental antes, justamente em 2000, no Brasil. Esta semana, às vésperas da decisão, a Fifa voltou a tratar o Palmeiras como campeão mundial de 51.
O que dizem os palmeirenses
Conversei com Gilmarzinho, ex-jogador do Cascavel Futsal e auxiliar-técnica da equipe comandada por Cassiano Klein. Palmeirense de coração, reconhece que o Palmeiras busca o primeiro título. “A Fifa ainda não confirmou se vai reconhecer o título de 1951. Por isso, o Palmeiras vai em busca do primeiro título mundial. Fez um bom trabalho e tem condições de vencer o Chelsea. Meu palpite é 2 a 1 para o Palmeiras”, disse.
Hidalgo Luciano Dotto é palmeirense ‘doente’ e foi assim que se definiu. Segundo ele, a paixão pelo Verdão é maior do que a paixão pela família. Em sua residência, no Bairro Maria Luíza, tem um espaço todo destinado ao Palmeiras. Ele passa por cima da Fifa e diz que o Verdão vai em busca do bicampeonato. “A Fifa ainda não definiu, mas a internet mostra que já somos campeões mundial e vamos em busca do bi. O Chelsea vai sofrer na nossa mão e vamos vencer por 3 a 1”, vibrou o palmeirense fanático.