No futsal paranaense, se tem um modelo de time vencedor a ser copiado é o do Pato Futsal. Em dois anos, o representante de Pato Branco só não fez ‘chover’. No passado, o Pato foi uma das potências do esporte no Paraná. Mas ficou um longo tempo no ostracismo. E quando voltou, voltou com tudo. Subiu para a elite estadual em 2017. Já no primeiro ano conseguiu investimentos para disputar a Liga Nacional. Montou um timaço que, num primeiro momento, não engrenou como a diretoria esperava. Por isso, trouxe o técnico Sérgio Lacerda. Ele conduziu o time ao título do Campeonato Paranaense da Chave Ouro naquele ano. O projeto vencedor estava só no início...
No ano passado, o Pato Futsal foi o principal time do país. Começou o ano com o título da Taça Brasil de Clubes. Conquistou também a Liga Sul. O auge foi a conquista da Liga Nacional. Com isso, o Pato se tornou o primeiro time do Paraná a faturar a principal competição do futsal brasileiro. Só não foi finalista da Chave Ouro por detalhes, mas a perda do Estadual nem trouxe consequências para o time que ganhou quase tudo na temporada passada. E depois da campanha vitoriosa poderá dar voos mais altos em 2019 e expandir as fronteiras com novas competições. É por isso que o Pato passou a ser um exemplo para os demais times paranaenses.
Enquanto o time do sudoeste se consolidava como a principal força do futsal paranaense e voava para as conquistas, o pentacampeão Cascavel Futsal permanecia no chão tentando aproveitar algumas migalhas. Foi por isso que a diretoria optou por, pelo menos, levantar voo. Trocou a comissão técnica e contratou um time quase inteiro. E escolheu justamente o Pato para o primeiro compromisso em 2019. Os dois times se enfrentaram no dia 13 de fevereiro, em Pato Branco, e o atual campeão da Liga derrotou a Serpente Tricolor por 2 a 1. Os dois times voltam a se enfrentar nesta sexta-feira (08), desta vez no ginásio da Neva. O confronto entre o Cascavel Futsal e o Pato Futsal está programado para as 20 horas. Este será o quarto amistoso do time de Cassiano Klein, que busca a primeira vitória. Além do primeiro confronto contra o Pato, o Cascavel Futsal enfrentou o Marechal em duas oportunidades. Empatou a primeira em 3 a 3 com o Marechal e depois foi derrotado por 3 a 1 lá em Marechal Cândido Rondon. No domingo (10), o Cascavel Futsal faz mais um jogo, desta vez contra oMedianeira. A partida será às 11 horas.
Klein enalteceu mais um confronto contra o atual campeão da Liga Nacional. E quer conquistar a primeira vitória diante da torcida neste segundo jogo no ginásio da Neva. “Temos novamente a oportunidade de jogarmos em casa, a segunda vez no ano. Na primeira tivemos uma atmosfera muito boa com a presença da torcida. Fizemos um jogo muito dinâmico em que lutamos muito e a expectativa é essa. O grau de competição tem que ser grande, seja nos treinos ou nos jogos. A gente está aqui para vencer. Mas temos alguns pontos específicos que precisam ser trabalhados”, disse.
Estreia
O jogo desta sexta-feira deve marcar a estreia do ala Éder. Ele chegou na última quarta-feira e foi o último reforço do Cascavel Futsal para a temporada. O jogador, que vai usar a camisa 8 da Serpente Tricolor, espera iniciar a trajetória no clube com vitória. “O ambiente do ginásio da Neva é o melhor possível. Eu sou novo aqui, mas chegaram muitos jogadores novos, o treinador também é novo, então é um trabalho todo novo. Eu estou tentando absorver o melhor possível da parte tática. A expectativa é a melhor possível, a equipe já fez três amistosos e estarei participando desse agora para tentar conhecer melhor os meus companheiros. Espero desempenhar um papel importante, independente se jogar um ou 40 minutos”, disse Éder.