Há quatro anos, o Cascavel Futsal fez um jogo emblemático contra o Campo Mourão. Por coincidência, foi uma partida das quartas de final do Campeonato Paranaense da Chave Ouro, como agora, já que a Serpente Tricolor faz o primeiro confronto do ‘mata-mata’ diante do Campo Mourão. No dia 08 de outubro de 2013, a Serpente Tricolor venceu este adversário por 4 a 2, no ginásio da Neva, resultado que selou a classificação do time de Nei Victor para as semifinais e eliminou o Campo Mourão.
Na verdade, o confronto mais dramático ocorreu um pouco antes, no dia 28 de setembro. A situação, inclusive, era muito semelhante a de agora. O Cascavel Futsal era o favorito, tinha o melhor time e era detentor da melhor campanha. Inclusive, Issamu, Adeirton e Guilherme, que estão no atual elenco tricolor, estavam naquele time. O drama ocorreu porque o Cascavel Futsal havia sido derrotado no jogo de ida, em Campo Mourão, por 2 a 1. Na segunda partida, esteve muito perto de ser eliminado pois empatava em 1 a 1, na Neva, e só consolidou a vitória por 3 a 1 nos instantes finais. Aí sim, no dia 08 de outubro, numa situação mais cômoda, a Serpente Tricolor despachou o Campo Mourão e seguiu na Chave Ouro, terminando a campanha daquele ano como vice-campeão.
O Campo Mourão não tem a mesma rivalidade em relação a outros adversários mais tradicionais do Cascavel Futsal. Mas este confronto de quatro anos atrás mostra que o time do técnico Nei Victor não terá vida fácil nestas quartas de final da Chave Ouro. O jogo de ida entre Campo Mourão e Cascavel Futsal será na noite deste sábado (07), às 19 horas, no ginásio Valternei de Oliveira.
Vale lembrar ainda que o adversário aprontou nesta edição do Estadual. O Campo Mourão, que ainda tinha Márcio Rinaldo no comando, foi o único time a derrotar a Serpente Tricolor dentro do ginásio da Neva, quando venceu por 6 a 3, no dia 06 de maio. Mas depois, no dia 12 de agosto, no duelo do returno, o Cascavel Futsal deu o troco e venceu pelo mesmo marcador lá em Campo Mourão.
Mudanças
Diferente daquela situação de 2013, o Cascavel Futsal vai experimentar um situação nova na Chave Ouro: o novo regulamento. Agora, os confrontos de mata-mata não terão mais três partidas e serão decididos em dois jogos. Em caso de igualdade de pontos no duelo (uma vitória para cada lado ou dois empates) a decisão da vaga nas semifinais será nos pênaltis. Ou seja, se os resultados dos dois jogos da primeira fase se repetirem teremos pênaltis. O detalhe é que não será levado em conta o saldo de gols.
O técnico Nei Victor nem cogita ser derrotado no jogo de hoje, porque se isso acontecer, automaticamente o time vai ter que decidir a permanência na Chave Ouro nos pênaltis. Um empate pode até ser considerado um bom resultado, já que dependeria apenas de uma vitória simples no jogo de volta no ginásio da Neva.