Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tênis

Tênis de mesa brasileiro terá classificação de atletas semelhante às faixas de artes marciais

29 dez 2020 às 10:34
Por: Redação Tarobá News

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) deve implantar, em 2021, um critério de classificação semelhante ao utilizado para definir as cores de faixas dos praticantes de artes marciais. A avaliação está sendo desenvolvida há vários meses e foi criada pelo consultor internacional Michel Gadal, o mesmo que implantou o projeto da Rota do Alto Nível na CBTM há dez anos atrás.

A CBTM contratou o professor Nelson Machado, que atua em Marília (SP), para traduzir e testar o protocolo na prática, com supervisão do vice-presidente regional da entidade Sandro Abrão, e o apoio do professor Vinicius Gimenez, também da cidade de Marília.

A nova graduação é parecida com as cores que são usadas para definir o nível técnico dos praticantes das artes marciais, como o judô, por exemplo. No caso do tênis de mesa serão usadas 11 grades ou níveis, o que não modifica os nomes das categorias usadas atualmente em competições oficiais no Brasil.

Esses níveis são acessíveis a todas as categorias e idades, integrando e vinculando os principais elementos do tênis de mesa: ações na bola, localização, direção, velocidade e precisão, efeito, altura da bola em relação a rede, tempo de bola e zona de habilidade. Os atletas são divididos em três faixas: os que jogam com diferentes movimentos (golpes) que integram os parâmetros da modalidade (1 a 6); os que dominam os parâmetros (7 a 9); e, os jogadores competitivos (10 e 11).

“Queremos oferecer um programa aberto a todos, proporcionando desafio e motivação para aprender e ter orgulho de fazer parte da família Tênis de Mesa Brasil. Assim, estamos criando uma metodologia para ajudar clubes, academias, escolas e federações estaduais a melhorar seu planejamento anual técnico e administrativo”, explica o professor Nelson Machado.

Outras notícias

Bia Haddad chega às quartas nas duplas do WTA 1000 de Cincinnati

Bia Haddad é 1ª brasileira entre as 20 melhores tenistas do mundo

Bia Haddad perde para Halep e é vice no WTA 1000 de Toronto

As avaliações olímpicas foram testadas em alguns dos principais e mais tradicionais clubes do Brasil: Academia Nelson Machado (Marília), Itaim Keiko (São Paulo-SP), Santa Maria/São Caetano, Academia Match Point (pertencente aos atletas Cazuo Matsumoto e Jessica Yamada, em São Paulo-SP) e Saldanha da Gama (Santos-SP). Os principais atletas destes clubes ajudaram no desenvolvimento e aplicação dos testes.

Após vários ajustes para o tênis de mesa olímpico, a CBTM iniciou testes também para criar um protocolo de avaliações para o tênis de mesa paralímpico, no Clube Nova Era de Bauru-SP e na Fran TT, em Piracicaba-SP, com apoio dos treinadores e dos principais atletas destes clubes.

Os resultados das avalições e do protocolo foram apresentados oficialmente no TMB Platinum - Campeonato Brasileiro, realizado entre 6 e 13 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). Assim que estiver pronta, a CBTM irá apresentar a metodologia à toda comunidade, com capacitação específica aos clubes e federações para a sua respectiva aplicação.

(Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM)

Veja também

Relacionadas

Tênis
Imagem de destaque

Brasileira fatura 2ª prata em Aberto Paralímpico de Tênis de Mesa

Tênis
Imagem de destaque

Bia Haddad Maia prolonga série invicta e se classifica em Eastbourne

Tênis

Tênis: Bia Haddad está na decisão do WTA 250 de Nottingham

Tênis

Duplas do Brasil perdem nas quartas e se despedem de Roland Garros

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Integrantes de família de Assaí morrem em acidente a caminho do litoral

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Assaí decreta luto oficial após acidente na BR-376 que deixou três mortos

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após bater de frente com ônibus na PR-538, próximo a Londrina

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina é repassado a grupo mexicano em venda de R$ 11,5 bilhões

Cidade
Londrina e região

Prefeito de Londrina tira licença e transmite cargo interinamente ao vice

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Podcast Pod Tah | EP 35 | Psicologia e Superação | Dra. Heloisa Oliveira

Podcast PodFala com a Tai | EP 4 | Parceria em Família e na Música | Théo e Thiago

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.