A taxa de ocupação de leitos de UTI e Enfermaria exclusivos para Covid 19 no norte do Paraná chega a patamares alarmantes. A taxa de ocupação na Macrorregião Norte que oscilou entre 50% e 60% durante semanas, agora atinge índice próximo de 90%.
O HONPAR- Hospital de Arapongas que tem 10 leitos de UTI comunicou que está com 100% de taxa de ocupação. O mesmo acontece com o Hospital da Providência em Apucarana que atingiu 100% dos 14 leitos de UTI exclusivos para coronavírus ocupados.
Em Cornélio Procópio, o Cegen também atingiu sua lotação máxima ontem. Os 10 leitos de UTI estavam tomados. A única unidade que aliviou foi o Hospital Regional do norte Pioneiro em Santo Antonio da Platina. Dos 10 leitos - que ficaram praticamente toda semana ocupados- agora está com três pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva.
o HU em Londrina que ampliou a capacidade esta semana ainda tem taxa superior a 80%. E o Hospital do Coração -contratado pela prefeitura em regime de emergência está com todos os 10 leitos de UTI exclusivos para Covid 19 ocupados. Os dados estão no portal da transparência atualizados pela diretoria de Gestão em Saúde do Paraná.
O governo do Paraná aumentou o tom na campanha de alerta à população. Tanto o Governador Ratinho Junior quanto o secretário de Estado da Saúde Beto Preto intensificaram a presença na mídia e nas redes sociais chamando a atenção da população para a importância do respeito ao toque de recolher e ao distanciamento social.
Acidentes
Os graves acidentes registrados nas últimas horas agravam a situação. Na BR 153 em Jacarezinho um choque entre uma pick up e uma caminhonete deixou um óbito e duas pessoas feridas. Na mesma rodovia a capotagem de um caminhão bi trem deixou mais duas vítimas feridas - uma em estado grave.
Esses pacientes são levados para hospitais da região ocupando leitos e deixando ainda menor a margem de segurança para outras emergências.
A PM e a Guarda Municipal intensificaram a fiscalização mas mesmo assim flagrantes de desrespeito as medidas de distanciamento social e uso de máscara são feitos a todo momento.
O Paraná já registrou mais de 6.300 óbitos causados pela Covid 19. Já são quase 295 mil Paranaenses que contraíram a doença desde o início da pandemia.